Homenagem marca final do mês de servidor 2017 na UFRN.

A Praça José Wilson de Souza, localizada ao lado do auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi inaugurada oficialmente na tarde desta terça-feira, 31. O espaço é uma homenagem ao motorista da UFRN morto a tiros no mês de abril, durante o horário de serviço, e foi concebido para ser um local de integração para os mais de quatro mil servidores do Campus Central.

Plenamente arborizada, a praça se espalha em uma alameda com 450 metros quadrados e contará também com uma “gelateca”, com livros dentro de uma geladeira para troca. A ideia é seguir os lemas “Leve um, traga outro” e “Leitura é alimento”, ornamentados no aparelho, cuja confecção coube aos estudantes de artes visuais Mariana Pedrosa e Vinícius Claudino. Durante a inauguração, entre inúmeras apresentações culturais de grupos formados por estudantes, servidores e aposentados, a Feira Grátis da Gratidão deu um tom diferenciado.

Com o lema “Leve o que quiser, ou nada, pegue o que quiser, ou nada”, a feira trouxe a proposta de os participantes doarem o que lhes sobra, sem necessariamente levar algo no lugar. Brinquedos, camisas e objetos de decoração marcaram presença. “Do bolo que se partilha ao verso que se declama, tudo circulará ajudando a consolidar a cultura da paz”, poetizou a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, ao inaugurar a praça.

Adornando a praça da integração, tsurus completavam uma atmosfera permeada pelo espírito da Cultura de Paz na UFRN, que neste ano nomeou a programação do Mês do Servidor na Universidade. Origame Japonês, o tsuru representa saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna. Além disso, uma horta comunitária fixa aperfeiçoa o aspecto participativo que recheia o ambiente e placas espalhadas pelo local enaltecem alguns dos pilares que sustentam a Cultura de Paz, tais como tolerância, solidariedade, direitos humanos, desenvolvimento sustentável e igualdade de gêneros.

A rigor, “a gente não faz nada sozinho”, como bem asseverou a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Miriam Dantas, para iniciar o momento de maior consternação: na presença da filha, da tia-mãe, de sobrinhos, de pessoas do querer-bem, a alusão ao homenageado. Presente na memória afetiva da pró-reitora, então uma novata no serviço público – décadas de 80 e 90-, era o responsável por conduzir servidores em horas indistintas. Motorista, com 38 anos de serviço público na UFRN, José Wilson, ou apenas “seu Wilson”, nas palavras de Miriam Dantas, era sinônimo de companheirismo. “Exerceu singularmente a tarefa de aproximar pessoas”, nas palavras da reitora. Ou “um homem de família”, conforme Marcos Luiz de Mendonça Marques, um dos familiares presentes. Ao final, o sentimento de que a praça ajudará a mudar em paz a estúpida violência que abateu José Wilson de Souza.

Fonte: Assessoria