Ministério da Cultura anunciará edital inédito voltado ao mercado audiovisual infantil na abertura do ‘Fórum Pensar a Infância’

Detalhes do edital serão revelados dia 6 de novembro, durante a abertura do Fórum realizado pelo Festival Internacional de Cinema Infantil, no Cinemark 

Para celebrar 15 anos do que há de melhor no cinema para nossas crianças, o Festival Internacional de Cinema Infantil em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizam, pela primeira vez em Natal, o Fórum Pensar a Infância. A estreia do Fórum no Nordeste – que este ano já passou por São Paulo – vem acompanhado de uma grande notícia. O Ministério da Cultura (MinC) irá anunciar na abertura do Fórum que acontece no Cinemark, às 19h do  dia 6 de novembro, o lançamento de um edital audiovisual inédito destinado à produções infantojuvenis. Os detalhes serão anunciados por João Batista Silva, Secretário do Audiovisual (SAv).

“Esse edital é uma excelente notícia para todo o mercado audiovisual brasileiro e é algo que estamos tentando, por meio do FICI, desde a primeira edição. Esse edital está alinhado com o que acreditamos, sonhamos e representa a certeza de que estamos no caminho certo para um futuro melhor. O audiovisual é passaporte para um mundo de imaginação, aprendizagem e amadurecimento para milhares de crianças. Cinema é inclusão social, percepção da dramaturgia da imagem, vivência de linguagem, acolhimento afetivo, emocional”, comemora Carla Camurati, diretora do FICI ao lado de Carla Esmeralda.

Entre os dias 6 e 10 de novembro o Fórum Pensar a Infância promoverá uma série de exposições, encontros e debates exclusivamente sobre o audiovisual para nossas crianças e suas múltiplas relações com a formação do cidadão e suas possibilidades dentro e fora das salas de aula. Além disso, haverá diversos encontros entre realizadores audiovisuais, educadores e pesquisadores; e sessões especiais com o público infanto-juvenil.

O Brasil tem 201,5 milhões de pessoas, dos quais 59,7 milhões têm menos de 18 anos de idade, segundo dados do Pnad de 2013. “Juntos abriremos nesse Fórum uma escuta para o saber sobre nossas crianças e tentaremos plantar o  máximo de boas sementes. Criadores e realizadores audiovisuais que falam para e sobre crianças são, juntos com pais e educadores, parte da formação dessa imensa população infantil, que hoje representa quase 30% da população brasileira”, finaliza Camurati.

 

Prêmio Brasil de Cinema Infantil

Para valorizar e revelar o que há de melhor na produção audiovisual brasileira direcionada ao público infanto-juvenil, o FICI exibirá os curtas-metragens selecionados durante a 10ª edição do Prêmio Brasil de Cinema Infantil, que fomenta o reconhecimento de novos cineastas brasileiros e suas obras. Os 22 curtas concorrentes serão exibidos em sessões no Cinemark Midway Mall (Natal) no dia 3 de novembro e a etapa final da premiação contará com um júri formado exclusivamente por crianças da cidade de Natal, elegendo os melhores curtas de live- action, animação e da Mostra Teen no dia 6 de novembro, durante a abertura do Fórum.

Os 9 curtas vencedores,– sendo 3 em cada categoria – serão exibidos na TV Brasil, parceira do Prêmio. Os prêmios da categoria Histórias Animadas (animações) serão entregues por Andrés Lieban, diretor do desenho ‘Meu AmigãoZão’; na categoria Histórias Curtas (live-action),  por André Pellenz, diretor do filme Detetives do Prédio Azul; e,  Gaby Estrella, atriz de Detetives do Prédio Azul, anunciará os vencedores da Mostra Teen.

 

Serviço:
Abertura Fórum Pensar a Infância
e Prêmio Brasil de Cinema Infantil
                Abertura  – Dia 06 de novembro às 19h

Cinemark Midway Mall Shopping
Av. Bernardo Vieira, 3775 – Tirol, Natal (RN)

 

Palestras  –  De 07 a 09 de novembro das 10h às 18h
Auditório do Centro de Educação – UFRN