O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), aliado do PT em todas as eleições presidenciais desde a redemocratização, anunciou neste domingo que terá candidatura própria à presidência. Em nota, a legenda lançou o nome de Manuela D’Ávila, ex-deputada federal e hoje deputada estadual pelo Rio Grande do Sul, como pré-candidata ao pleito de 2018. Com a decisão, as eleições do ano que vem podem ter quatro candidatos de esquerda: além de Manuela, são pré-candidatos o ex-presidente Lula (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). O PSOL, que também deve ter candidatura própria, ainda não definiu quem será seu candidato.

Também concorreu à prefeitura de Porto Alegre duas vezes, em 2008 e 2012. Em 2014, foi eleita deputada estadual no Rio Grande do Sul. A gaúcha iniciou sua carreira política em 2004, quando foi eleita vereadora na capital gaúcha aos 24 anos.

Em seu perfil no Twitter, a senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, comentou a decisão do antigo aliado, e elogiou Manuela: “Grande quadro político, grande mulher! Ali na frente nos encontraremos, Manu!”, escreveu a petista. A mensagem foi replicada pelo perfil institucional do Partido dos Trabalhadores na rede social.