Fórum Pensar a Infância abre programação em Natal.

Produtores de cinema infantil, pesquisadores e educadores se reúnem em Natal a partir desta terça-feira, 7, para trocar experiências no Fórum Pensar a Infância, que acontece até quinta-feira, 9, no Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A solenidade de abertura foi realizada na noite da última segunda-feira, 9, no Cinemark Midway Mall, onde foram anunciados os ganhadores do Prêmio Brasil de Cinema Infantil. O secretário de audiovisual do Ministério da Cultura, João Batista da Silva, divulgou ainda o lançamento de quatro editais que destinam R$ 33 milhões a produções audiovisuais infanto-juvenis.

A ocasião contou com a presença do vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, que ressaltou a relevância do fórum e do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), ambos idealizados pela cineasta brasileira Carla Camurati. “A realização do FICI não apenas estimula a capacidade cognitiva das crianças, mas também contribui para a criação de novas plateias. Já Fórum Pensar a Infância será um momento singular para aprofundar a questão, dando-lhe a necessária dimensão acadêmica”, declarou.

Após a escolha por um júri de crianças de escolas públicas potiguares, os vencedores do Prêmio Brasil de Cinema Infantil receberam as premiações e tiveram seus curtas-metragens exibidos para o público. Os títulos foram para os filmes “Caminho dos Gigantes”, do diretor Alois Di Leo (melhor animação); Lá do Alto, dirigido por Luciano Vidigal (melhor filme histórias curtas) e O Espírito do Bosque, de Carla Saavedra Brychcy (melhor filme da mostra teen).

 

Fórum Pensar a Infância

 

Debates, painéis, rodas de conversa e projeções fílmicas mediadas constituem a programação do fórum, que busca contribuir para as futuras iniciativas de cineastas brasileiros, a formação de educadores, além de possibilitar a formação de grupos de trabalho para estudos e pesquisas sobre a temática.

O evento reúne educadores e realizadores locais e nacionais, com presença internacional do cineasta chileno Andrés Waissbluth. Os painéis envolvem discussões sobre a produção cultural para a infância e suas políticas públicas, narrativas, educação, diversidade, acessibilidade, desenvolvimento de inteligências e sensibilidades infantis.

Entre os participantes estão a coordenadora de Audiovisual do grupo Nós do Morro, Luciana Bezerra (RJ); o integrante do Programa de Alfabetização pelo Audiovisual, Gabriel de Andrade (RS); o produtor cultural e idealizador do projeto Playground Natal, Marcílio Amorim (RN) e a diretora da organização Mais Diferenças, Carla Mauch (SP), além de outros nomes de relevância na educação, pesquisa e produção cultural infantil.