Natal ganha 20 leitos de UTI depois de acordo entre CREMERN e Governo do Estado.

Natal vai ganhar 20 leitos de UTI nos próximos dias. A boa notícia veio depois de um acordo entre o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – CREMERN e o Governo do Estado, em uma audiência de conciliação na Justiça Federal nesta quarta-feira (09), presidida pela Juíza da quarta vara, Gisele Maria da Silva Araújo Leite.

No final da audiência ficou decidido que o Estado vai implantar 20 leitos em Natal, sendo 10 leitos de UTI contratados no Hospital Memorial e mais 10 leitos no Natal Hospital Center – NHC, ambos com contratos com prazo de 12 meses, prorrogáveis por até 60 dias. O prazo para implantação no Hospital Memorial é de 15 dias e para o Natal Hospital Center o início da prestação do serviço deve acontecer no prazo de 30 dias.

A audiência que levou o acordo fez parte da Ação Civil Pública movida pelo Conselho desde 2013 para abertura de leitos de UTI, no interior e na capital.

Durante a audiência, o presidente do CREMERN, Marcos Lima de Freitas, fez o comunicado que o Hospital Walfredo Gurgel estava sem fazer cirurgias desde terça-feira por falta de leitos de retaguarda de UTI. “Acredito que isso sensibilizou a todos e acelerou os procedimentos”, declarou o presidente.

Durante audiência, o CREMERN foi representado pelo presidente Marcos Lima de Freitas e o assessor jurídico, advogado Klevelando Santos. O Governo do Estado teve como representantes: o secretário de Saúde, George Antunes, o Procurador do Estado, João Carlos Gomes, Patrícia Câmara, como representante da Secretaria Municipal de Saúde, Diretor do Hospital Memorial, Ricardo Castro, Diretor do Natal Hospital Center, Luiz Roberto Fonseca, e a Assessora Jurídica do Estado, Christiane Calvi. A Promotora de Justiça Iara Pinheiro e a Procuradora da República Clarisier Azevedo C. de Morais também estavam presentes.

Fonte: Assessoria