Novembro Azul convida homens a superarem preconceito e cuidarem da saúde.

 

Com o objetivo de chamar a atenção dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) desenvolve durante o mês de novembro uma série de atividades. A primeira delas será uma palestra na EBS Perfurações, na próxima segunda-feira, 13, às 13h. O intuito é conscientizar os homens a deixarem o preconceito de lado e cuidarem da saúde, buscando atendimento médico especializado e realizando os exames de toque retal e de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), quando orientados pelo médico.

A conscientização ganha importância ante os 61.200 novos casos de câncer de próstata estimados para 2016/2017 pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) em todo o país. Só no Rio Grande do Norte, a previsão é de 930 novos casos da doença para o mesmo período, de acordo com estatísticas do Registro Hospitalar da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).

E a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta que, apesar dos avanços, aproximadamente 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem em decorrência da doença. “Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados, embora um declínio importante tenha ocorrido nas últimas décadas em decorrência, principalmente, de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização da população masculina”, afirma nota oficial da SBU.

Para contribuir com o diagnóstico precoce, a AAPCMR vai promover momentos de conscientização. Esses momentos incluem palestras com várias turmas de trabalhadores da EBS, realizadas ao longo da próxima semana, e junto aos funcionários da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), na terça-feira, 14, às 8h. Também está agendada uma palestra em parceria com a Unimed Mossoró na Loja Maçônica União Mossoroense, na quinta-feira, 23, às 20h.

Além disso, a Associação está recebendo convites de instituições, empresas, sindicatos e grupos de uma forma geral que queiram solicitar rodas de conversas sobre o tema. Para agendar um desses momentos, as pessoas devem entrar em contato por telefone, através do (84) 98829-7214 ou através da fanpage da instituição, no endereço eletrônico facebook.com/casadeapoio.aapcmr. A programação do Novembro Azul será encerrada no último domingo do mês, dia 26, com ação de conscientização no Corredor Cultural, desenvolvida com o apoio de vários parceiros.

 

Dados sobre o câncer de próstata

No período de janeiro a dezembro de 2013 a 2016 foram diagnosticados e tratados pela Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer 436 casos de câncer de próstata, sendo 76 casos em 2013, 126 em 2014, 111 em 2015 e 123 em 2016. Neste mesmo período, 102 homens tiveram o câncer de próstata como causa básica de suas mortes em Mossoró e, segundo dados captados pelo Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), o número chegou a 972 no Rio Grande do Norte.

No Brasil, 13.772 homens foram a óbito em decorrência da doença só em 2013, segundo os dados mais recentes do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), apresentado pelo INCA. O Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no país, de acordo com o INCA, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.