Mendonça Filho: Enem 2017 foi “o mais seguro dos últimos anos”.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou, em coletiva de imprensa, neste domingo (12), que a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foi um “sucesso absoluto” e que foram registradas “pouquíssimas ocorrências” nos dois dias de prova. “Foi um sucesso total, talvez a mais tranquila aplicação de Enem nos últimos anos. Todos os procedimentos seguiram à risca a sua programação”, garante o ministro.

O delegado federal Franco Perazzoni, que participa da operação de segurança do Enem há três anos, considera que, nesta edição, o trabalho conjunto entre as polícias federal, militar e civil “evoluiu bastante” com relação a anos anteriores.

“Novos meios foram empregados na identificação das provas, detectores de ponto eletrônico, modernos equipamentos de detecção de escutas. Saímos desta edição com certeza de que foi feito um bom trabalho para garantir a lisura do certame e o acesso isonômico ao ensino superior”, destacou Perazzoni. A Polícia Federal, segundo o delegado, executou, neste domingo (12), a Operação Passe Fácil, em 13 estados, em que foram emitidos 31 mandados de busca e apreensão e 31 de condução coercitiva.

No último dia 8 de outubro, a Polícia Federal já havia deflagrado a Operação Adinamia, com objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar concursos públicos e processos seletivos para ingresso no ensino superior, por meio do Enem 2016/2017, no Ceará e em outros estados. Na ocasião, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de condução coercitiva e cinco prisões preventivas.