Projeto de Robótica Educacional é premiado em torneio estadual.

Os integrantes do Projeto de Ensino através da Robótica Educacional (PENSARE) da Ufersa tiveram mais uma participação premiada na First Lego League (FLL), um Torneio de Robótica promovido pelo Sesi/RN, realizado neste ano nos dias 17 e 18 de novembro em Natal. O projeto PENSARE, coordenado pelo professor Sílvio Fernandes, é uma iniciativa que envolve docentes e discentes do Campus Sede da Ufersa que visa promover e divulgar atividades que envolvam raciocínio e lógica de programação por meio de projetos de extensão da Universidade e parcerias com Secretaria Municipal de Educação de Mossoró. Nessa parceria, alunos da Ufersa atuam como monitores dos alunos das escolas municiais do ensino fundamental em Mossoró.

A Equipe Trooper Bots, formada pelos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Ciência e Tecnologia Alfredo Lopes, Edel Mary, Crisnara de Araújo e Laura Rodrigues, como técnicos, e por alunos das escolas municipais de Mossoró Duarte Filho, José Benjamin, Joaquim Felício de Moura e do Rotary, conquistou o prêmio “Contra todas as adversidades”. Além da equipe vencedora, a PENSARE enviou a Equipe Yellow Submarine, formada por alunos da Escola Municipal Rotary e os alunos de graduação e técnicos Igo Joctan e Isabelle Pereira.

As pesquisas foram desenvolvidas com recursos do Projeto de Extensão “Inclusão Digital por meio de Robótica Educacional em Escolas Públicas de Mossoró” provenientes do edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Ufersa com o qual o grupo adquiriu kits mais moderno (EV3) e cumpriu diversas missões da competição apresentando projetos de pesquisa cujo tema era Hydro Dynamics ou recursos hídricos. Os projetos também tiveram apoio do SESI/RN que doou o kit (tapete) usado na competição por meio de Juliano Fernandes Martins e Anderson Vieira Melo da Silva, do corpo gerencial do SESI/RN. Na mesma competição, os alunos também apresentaram os projetos de pesquisa “S.A.I – Sistema Automatizado de irrigação” e “Reutilização da água descartada nas centrais de ar-condicionado”.