UFRN realiza campanha sobre Dezembro Vermelho.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) realiza a Campanha do Dezembro Vermelho voltada para a prevenção e controle da AIDS e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Através da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e em parceria com o Departamento de IST/Aids e hepatites virais do município de Natal, a programação terá início no dia 4 de dezembro com uma apresentação cultural com o grupo de dança e teatro Dores e cores do viver, formados por alunos Departamento de Artes (DEART) da UFRN.

O dia 1º de dezembro é reconhecido como o Dia Internacional de Luta contra AIDS e diante da importância dessa data ações como testagens rápidas de HIV e Sífilis, além de atividades de conscientização na sala de espera, acontecem na DAS da UFRN.

Os eventos serão abertos ao público externo à UFRN. A psicóloga da Progesp Maria Angélica Aires Gil, coordenadora do Programa de Aconselhamento em Saúde, afirma que esse tipo de atividade acontece durante o ano todo e que são intensificadas em dezembro, ela também avalia a importância dessas ações no ambiente universitário.

“Desde que a AIDS foi descoberta os índices de contaminação continuam muito altos, na faixa etária de 15 a 29 anos, e esse é o maior público presente na UFRN. Outro motivo da intensificação das ações é o problema de que no Brasil e no mundo o diagnóstico ainda é muito tardio, as pessoas possuem o vírus, mas acabam sabendo da doença quando já estão muito debilitadas”, afirmou.

As ações acontecem durante todo o mês de dezembro e visam fortalecer a luta e chamar atenção de todos para conscientização na prevenção à AIDS e outras ISTs. Confira o cronograma de atividades:

– Atividades na sala de espera do DAS:

Abrindo a programação, no dia 4 acontece uma apresentação cultural com o grupo de dança e teatro Dores e cores do viver, formados por alunos Departamento de Artes (DEART) da UFRN.

– Testagens rápidas:

Acontecem durante os dias 05, 12 e 19 de dezembro das 13:30 às 17:00 no prédio da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor no Campus da UFRN – (não precisa agendar, será por ordem de chegada).

– No dia 11, Francisco Micussi e Ana Karoliny Vasconcelos, equipe do Hospital Giselda Trigueiro, apresentarão o livro “Hivinho – uma história de vida”, já no dia 18 a Coordenadora de IST/Aids e hepatites virais do município de Natal (Emilly Miranda) conversará sobre o panorama do HIV/Aids no município de Natal.

Fonte: Assessoria