O legado de Temer

 

Disposto a defender a candidatura de quem “defender o seu legado”, o presidente Michel Temer se reuniu, ontem, com ministros e dirigentes dos partidos aliados, no Palácio da Alvorada, para debater e planejar a estratégia política para unir o chamado “centro” nas eleições de 2018.

Até então, dois nomes já surgiram como possíveis candidatos apoiados por Temer, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), ou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Há, também, líderes que que defendem uma campanha de Temer à reeleição, dependendo do cenário.

Segundo fontes palacianas, o nome preferido do próprio Temer é o de Alckmin, mas a aprovação ao nome dele dependerá de suas atitudes daqui para a frente. O governo não quer que tucanos saiam da equipe como se fossem adversários de Temer e exige o apoio do PSDB à reforma da Previdência.

Porém, existe outra ala de líderes que acredita ainda não ser o momento de ungir o candidato. O PMDB, por exemplo, avalia se lançará candidatura própria ou apoiará algum concorrente da base aliada.

Um protagonista muito importante é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Nos bastidores, Maia tem feito movimentos na direção de Meirelles.

Com a ameaça de rompimento dos tucanos e a melhoria de indicadores econômicos, dirigentes do PMDB voltaram a discutir a possibilidade de uma candidatura do presidente a um segundo mandato. Por muitos aliados, diante da baixíssima popularidade de Temer, o plano da candidatura própria do PMDB é visto como loucura.