O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou, hoje, que “seguramente” o governo terá “mais votos” para aprovar a reforma da Previdência em fevereiro de 2018. Nos últimos meses, o Palácio do Planalto tentou articular a votação da reforma das regras de aposentadoria na Câmara ainda neste ano. Entretanto, com a constatação de que não tinha apoio suficiente, a análise da proposta ficou para o ano que vem.

“Esperamos que nós tenhamos mais votos, porque a sociedade vai tomando consciência da imperiosidade da reforma da Previdência. Na medida em que os parlamentares voltam para suas bases, eles vão ver as mudanças que aconteceram na opinião das suas comunidades, seguramente nós vamos ter em fevereiro mais votos do que temos agora”, disse.

A afirmação de Padilha foi feita em entrevista a jornalistas após evento da Fundação Ulysses Guimarães, braço de formação política e produção de conhecimento do PMDB. Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), o texto só será aprovado se receber o apoio de pelo menos 308 deputados, em dois turnos, antes da análise do Senado. A votação foi agendada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para 19 de fevereiro.