A Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca – SAPE, através da EMPARN, realizou nesta terça-feira (19), no auditório da Emater-RN, a apresentação com os prognósticos de chuvas para o ano de 2018.

A apresentação foi realizada pelo servidor e meteorologista da Emparn Gilmar Bistrot, que apresentou e esclareceu sobre a influência de cada fator que contribui para a produção de chuvas sobre o semiárido nordestino e em particular sobre o Rio Grande do Norte. “Sendo mantidas essas condições existe uma forte tendência de que as chuvas em 2018 fiquem acima da média” concluiu Bistrot.

Os fatores favoráveis que estão se conformando para o prognóstico de que o ano de 2018 poderá ser uma no bom de chuvas (acima da média) são:

Oceano Pacífico com fenômeno La Niña ocorrendo e previsão de permanecer – favorável;
Atividade Solar na fase de mínimo – condição favorável;
Oceano Atlântico ainda sem uma definição clara, mas se seguir a climatologia está favorável;
Na oportunidade o diretor presidente do Igarn, Josivan Cardoso, informou sobre a situação atual dos 47 reservatórios com capacidade de mais de 5 milhões de metros cúbicos, que são monitorados pelo órgão, que estão, em média, com apenas 12% de suas capacidades de reservamento.

A Barragem Eng. Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do estado (2,4 bilhões de metros cúbicos), está atualmente com apenas 12,5% de sua capacidade.

Mantidas as previsões de chuvas para 2018, Cardoso informa que poderá haver uma recuperação da capacidade hídrica dos reservatórios de 30 a 40%, que ainda inspira cuidados e exigirá a manutenção atual da política de racionamento.

A Emater-RN executa uma importante política de segurança hídrica, voltada para as/os agricultoras/es familiares, que é o Projeto Segunda Água. Uma política pública do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, que instala nas propriedades rurais um conjunto de tecnologias de reservamento, captação de água, recuperação e preservação dos solos, criando assim uma área propícia para a produção familiar.

São elas: uma barragem subterrânea, um poço tipo cacimbão, estruturas de renques e barramentos e estruturação de um pomar. O Segunda Água até 2016 já instalou 1692 unidades e a previsão é de até o final de 2018 instalar mais 415 unidades.