HUOL receberá expansão em 2018

 

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) está incluído no Plano Nacional de Expansão dos Serviços de Radioterapia, do Ministério da Saúde, para o ano de 2018. O anúncio foi feita na tarde desta quarta-feira, 28, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante visita ao hospital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atualmente gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A medida inclui o recebimento de um Acelerador Linear para reduzir a demanda reprimida no estado no tratamento do câncer.

De acordo com o ministro, com o serviço de radioterapia, o HUOL será referência para o SUS, assim como a Liga Contra o Câncer, ao passar a oferecer atendimento integral na especialidade. O acelerador linear é um equipamento de alta tecnologia que trata o câncer empregando feixe de radiações, constituindo-se um “enorme passo” para a ampliação do serviço de Oncologia. Para o presidente da Ebserh, Kleber Morais, “o equipamento virá em um momento oportuno em virtude das demandas reprimidas aqui no hospital”.

Na ocasião, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, lembrou as diversas parcerias que a universidade estabelece na área de saúde e que beneficiam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela exemplificou com o apoio da UFRN à Fundação Nacional de Saúde para contribuir na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) para quase 100 municípios do estado e com a inauguração neste primeiro semestre de 2018 da nova unidade do Instituto de Medicina Tropical, que atuará junto ao Hospital Giselda Trigueiro.

De acordo com o Instituto nacional do Câncer (INCA), o Rio Grande do Norte tem 5.590 novos casos de câncer por ano, sendo 1.640 novos casos apenas em Natal. Atualmente, o HUOL realiza cerca de 10.500 consultas e 450 cirurgias e procedimentos em oncologia por ano, além de ofertar tratamento quimioterápico para 200 pacientes por mês.