Por Cristiane Jungblut / O Globo

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira, dia 2, que é preciso aprovar a reforma da Previdência em fevereiro porque “adiar sua aprovação é empurrar para o futuro uma agenda social que mude a vida do brasileiro”.

A declaração foi publicada em sua conta no Twitter, em sua primeira mensagem do ano. A votação da proposta foi marcada para o dia 19 de fevereiro. Como o Congresso está de recesso até o início do próximo mês, o Palácio do Planalto só deve retomar as articulações a partir do próximo dia 15.

“A reforma da Previdência é necessária não apenas para resolver o desequilíbrio fiscal da nossa economia. É a mais importante reforma social do país. Há uma urgência, sim, que o Brasil volte a ser um país seguro para atrair investimentos. Adiar a aprovação desta reforma é também empurrar para o futuro a urgência de uma agenda social que mude de fato a vida do brasileiro”, escreveu Maia.

“MAIS ANIMADOS “ – Aliados do presidente Michel Temer que estão envolvidos nas negociações, como o deputado Beto Mansur (PRB-SP), devem começar a retornar a Brasília no dia 10. Ministros dizem que estão “mais animados”com a possibilidade de votação em fevereiro do que estavam em dezembro, quando a matéria não foi colocada em votação.

O governo ainda não tem os 308 votos necessários para aprovar a Proposta de Emenda Constitucional da Previdência.