O presidente Michel Temer classificou, hoje, de “extraordinário” o fato de a inflação oficial do país ter fechado 2017 abaixo do piso de 3% do sistema de metas. Temer deu a declaração em meio a uma reunião com ministros no Palácio do Planalto.

Na manhã desta quarta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial do país – fechou 2017 em 2,95%. É a primeira vez que isso acontece desde que o regime de metas foi implantado no Brasil, em 1999.

“Estamos reunidos aqui para comemorar um fato que é extraordinário, né. É algo que, pelo menos, desde 1999 não ocorria, ou seja, um índice de inflação abaixo do piso”, disse Temer, que se reuniu na tarde desta quarta com o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e o ministro Henrique Meirelles.

Ao abrir o encontro com ministros das áreas econômica e política, o presidente da República afirmou que a inflação baixa vai representar para os brasileiros “mais empregos, mais comida na mesa, mais rendimento na poupança”.

Participaram da reunião o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e os ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Carlos Marun (Secretaria de Governo) e Moreira Franco (Secretaria-Geral).

Com as férias de alguns titulares, também compareceram ao Planalto o ministro interino do Planejamento, Esteves Colnago, e o subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha, que representou o ministro Eliseu Padilha.