Caern faz melhorias para ampliar esgotamento em Mossoró.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, está executando serviços para ampliação da cobertura de esgotamento sanitário no Alto da Conceição e levando o serviço para Lagoa do Mato, Abolição III e parte de Cidade Nova, em Mossoró.

Na Estação Elevatória de Esgotos (EEE) da avenida Cunha da Mota, no Alto da Conceição, a Caern está instalando duas bombas de sucção que irão recolher efluentes de 80% do Alto da Conceição mais a área da Lagoa do Mato. Atualmente, a coleta no Alto da Conceição é de cerca de 20%. A previsão é que na próxima semana a Caern execute testes dos equipamentos para averiguar como está a passagem dos efluentes gerados pelas novas áreas atendidas. Somente quando o serviço estiver definitivamente disponível para a população, a Caern irá notificar os usuários para que os mesmos providenciem sua ligação à rede de esgoto.

A Caern também concluiu o trabalho que vai levar os efluentes de 90% do Abolição III e cerca de 10% da Cidade Nova para tratamento de esgoto. Às margens da BR, próximo a rotatória do Hotel Thermas foi feita a interligação da rede de efluentes destes bairros para o sistema de esgotamento sanitário que tem tratamento na lagoa de Cajazeiras. Quando o serviço estiver disponível, a Caern entregará aos moradores do Abolição III e de Cidade Nova comunicados informando sobre a disponibilidade do serviço.

A Caern como empresa pública presta serviço à prefeitura de Mossoró, pois tem a concessão do serviço de distribuição de água e esgoto no município. A prefeitura recebe recursos para execução de obras de esgotamento sanitário, e quando estão conclusas, as obras são entregues à Caern para operação. A previsão é que até abril deste ano, os bairros do Belo Horizonte, Alto do Xerém e Abolição IV também estejam sendo atendidos pela ampliação do serviço de esgotamento sanitário.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO 

O serviço de esgoto é a captação e tratamento dos efluentes produzidos pelos moradores de uma cidade. A água proveniente de banheiros e cozinhas são escoadas para a rede de esgoto. Estes efluentes são captados e levados para tratamento. No caso de Mossoró, o tratamento é feito em lagoas de captação existentes nos bairros Cajazeiras e Rincão.

Fonte: Assessoria