Mudança na cor da água não altera potabilidade para Mossoró e Assú.

Algumas áreas das cidades de Mossoró e de Assú estão sentindo a alteração na cor da água distribuída pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) nos últimos dias. A mudança foi provocada por uma conjunção de fatores o que não afeta sua potabilidade, ou seja, está dentro dos padrões previstos em legislação. A cor alterada da água foi consequência da entrada de novas águas na barragem Armando Ribeiro. Além disso, o fechamento das comportas para realização de serviço, no sábado passado, pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), contribuíram para o aumento de sedimentos na água captada pela Caern.

A alteração de cor foi percebida em determinados locais de Mossoró que recebem água predominantemente da Armando Ribeiro Gonçalves. Em Assú, também, foi percebida a alteração. As chuvas na Paraíba estão contribuindo para o escoamento de água pelo Rio Piranhas que deságua na Armando Ribeiro. É normal no período das chuvas ocorrer o carreamento de sedimentos para os rios. Este é um fenômeno cíclico que pode voltar a ocorrer dependendo do volume de chuvas. Somente com a sedimentação deste material ocorre a melhora nas características do produto como a cor.

A previsão é que com a decantação dos sedimentos haja uma melhora na coloração do produto. O gerente da Regional Oeste, Márcio Bruno Dantas, menciona que sempre no período do inverno ocorre mudança na cor da água e espera-se que nos próximos dias haja uma melhora nesta característica da água.

Fonte: Assessoria