O segundo dia do XIV Congresso Nacional do Partido Socialista Brasileiro foi marcado por importantes debates temáticos entre os militantes da legenda. Quatro temas foram discutidos simultaneamente nos auditórios do Centro  Internacional de Convenções de Brasília (CICB), em Brasília. Um dos grupos mais movimentados foi o que discutiu a Conjuntura Nacional e as Eleições 2018. Durante o encontro, militantes, pré-candidatos e representantes dos partidos em várias estados brasileiros falaram sobre o papel que o PSB terá nas eleições 2018. O desempenho do partido no último pleito foi destacado. Em 2016, o PSB foi o terceiro partido mais votado em todo o País. Após os encontros segmentados, a legenda reuniu o conjunto de delegados no auditório central do evento para a apresentação dos encaminhamentos.

No eixo sobre eleições, o presidente Carlos Siqueira sugeriu que seja criada uma delegação, a partir deste congresso nacional, para que a deliberação sobre o posicionamento do PSB na disputa presidencial de 2018 seja discutido nessa esfera até a data das convenções partidárias, onde será decidido sobre o rumo do partido. Entre as possibilidades, a de apresentação de candidatura própria, a coligação com partidos que estejam no mesmo campo do PSB (esquerda) ou o não apoio a nenhum candidato. A sugestão foi aprovada por unanimidade. Entre os presentes na votação, o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, que fazem parte da Executiva Nacional.

Segundo o presidente nacional do PSB, a legenda já foi procurada pelo PT, PCdoB, Rede, Podemos e PSDB. Siqueira destacou que até o prazo, em agosto, muitas discussões ainda devem ocorrer. “O que pensamos é que neste momento não temos candidato natural e não descartamos a possibilidade de ter. Seria imprudente agora decidir se vamos ter candidatura própria”, afirmou. O dirigente destacou que é preciso considerar as opiniões de deputados, presidentes estaduais e membros de diretórios.