O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) cassou nessa quinta-feira (8) os diplomas da prefeita e vice de Parazinho e do prefeito e vice de Galinhos. O afastamento deve ser imediato, ressalta a decisão. Nos dois municípios, assumem as prefeituras os presidentes das respectivas câmaras municipais. Novas eleições deverão ser marcadas pela Justiça Eleitoral.

Parazinho

No processo 436-74, de relatoria do desembargador Ibanez Monteiro, foi negado recurso e confirmada a sentença do juiz de primeiro grau, que cassou o diploma da prefeita Rita de Luzier de Souza Martins (DEM) e da vice Edna Maria de Almeida Câmara, por captação ilícita de votos e abuso de poder econômico. Elas alcançaram 1.733 votos (50,54%) no pleito de 2016.

O presidente da Câmara Municipal é Carlos Veriano (PMN).

Galinhos

Já no processo 718-81,da relatoria do juiz Luiz Gustavo Alves Smith, a Corte também, à unanimidade de votos, e em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, negou recurso e confirmou a sentença do juízo de primeiro grau e também cassou o diploma do prefeito Fábio Rodrigues de Araújo (PRB) e de seu vice, Afrânio Reis Cavalcante. Eles obtiveram 1.263 votos (57,25%).

Eles também foram afastados dos cargos por abuso de poder político e econômico e captação ilícita de votos. O presidente da Câmara Municipal é Francinaldo Silva da Cruz (PR).