Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte aprovaram o indicativo de greve por tempo indeterminado. A categoria se reuniu em assembleia no pátio da Escola Estadual Winston Churchill, na avenida Rio Branco, na tarde desta quinta-feira (22). Atualmente existem 15 mil professores na ativa e 640 escolas em todo o estado.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN, Fátima Cardoso, reclama da condição de trabalho dos professores e do atraso de pagamento aos aposentados. A principal pauta do dia, no entanto, é o reajuste salarial. “Existem professores que trabalham em situações insalubres, além do calendário de pagando dos aposentados e reajuste do salário dos professores da ativa”, disse a representante sindical.

Os educadores pedem o pagamento do reajuste de 6,81% do piso salarial de 2018 e afirma que acumula uma pauta com 51 itens sobre melhores condições de trabalho.O reajuste vem sendo negociado com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura, que apresentou quatro propostas para o pagamento nesta segunda-feira (19), mas ainda não houve consenso.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que, no momento, não há nova proposta para atender a demanda da categoria. “Nos últimos dias foram apresentadas quatro propostas dentro das condições que o Governo tem para suportar o pagamento abarcando ativos e inativos, sem distinção”, disse o texto. A pasta ainda não avaliou sobre a possibilidade de judicialização ou não da greve.