UFRN lança site com serviços oferecidos pelos laboratórios.

A força motriz de um grande projeto é a sinergia alinhada de diversos fatores para um objetivo em comum. Neste sentido, a reunião dos serviços oferecidos pelos laboratórios da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a mais nova iniciativa no sentido de trazer ainda mais articulação e transparência nos serviços oferecidos pela instituição.
A ideia é centralizar, no endereço http://servicos.ufrn.br/, todos os serviços prestados por cada laboratório vinculado à UFRN. Dessa forma, propiciar o conhecimento a respeito da própria existência dos laboratórios e facilitar as solicitações. O site é o resultado do projeto de articulação da Secretaria de Gestão de Projetos (SGP) da UFRN, responsável por gerenciar todo o conhecimento necessário para a construção do portal e gerir as informações dos serviços presentes no site.
Detectando a organização de iniciativas isoladas, a SGP percebeu a necessidade da organização e divulgação dos serviços oferecidos pelos laboratórios. Depois da avaliação inicial a próxima fase do projeto consistiu em um levantamento de todos os laboratórios que poderiam participar do catálogo, sempre fazendo a ligação de conhecimento entre as unidades possivelmente interessadas em fazer parte da iniciativa.


O professor Josué Victor, secretário da SGP, ressalta a importância do projeto. “O site centraliza todas as competências de pesquisa, já que o laboratório acaba sendo um ambiente natural de pesquisa e de extensão. Publicizar esses serviços para a comunidade interna e externa é um diferencial, levando a UFRN para cada vez mais próximo da sociedade”.
Um dos beneficiados será a equipe do Laboratório de Automação em Petróleo (LAUT), unidade ligada ao Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) do Centro de Tecnologia (CT). Ao desenvolver pesquisas nas áreas de petróleo e automação industrial, o laboratório oferece treinamento em controle de processos industriais, desenvolve projetos de sistemas de automação predial, residencial e também a manutenção em equipamentos eletrônicos voltados para a automação industrial e predial.
A expectativa é que o site traga uma maior divulgação das ações do laboratório, além de facilitar o acesso pela população. Para o professor André Laurindo Maitelli, coordenador do LAUT, a ação tem potencial para resultar em um maior número da oferta desses benefícios e, por conseqüência, um aumento dos recursos para o laboratório.
A força de articulação
A Secretaria de Gestão de Projetos é um dos órgãos responsáveis pela promoção e divulgação das produções cientificas da instituição. Além disso, funciona como colaboradora em projetos estratégicos para a UFRN, onde a prioridade é o planejamento articulado e a promoção das boas práticas administrativas por parte da organização. Dentre suas competências, cabe-lhe promover e compartilhar melhores práticas e conhecimentos em gestão de projetos e gestão de processos; realizar a interlocução entre gestores de projetos e processos e administração da UFRN, apoiar a adoção de ferramentas, métodos e técnicas de gestão de projetos e gestão de processos, dar suporte à elaboração de projetos e captação de recursos.
Um exemplo desta atuação é dado pelo secretário adjunto da SGP, André Gurgel, ao citar o projeto de implementação de gestão de riscos na universidade. “Estamos mapeando os processos da universidade e levantando os eventos de riscos e controles que ajudarão a nortear o planejamento, trazendo assim melhorias consideráveis na gestão da universidade”. Atualmente, os setores da universidade que possuem assessorias de imprensa e a Editora Universitária estão identificando processos, estabelecendo conexões entre eles e identificando os riscos nas suas ações.
A experiência será socializada nesta quinta-feira, 22, durante a primeira reunião do ano do Comitê Gestor de Riscos, momento em que também acontece o lançamento do site. Assessor de Comunicação da Reitoria da UFRN, Wilson Galvão destacou que, da oficina realizada com os assessores, estratégias de atuação já foram traçadas. “Tópicos como gestão de mídia, relacionamento com a imprensa e aspectos da produção de notícias foram problematizados, com o devido encaminhamento de proposições de planos de atuação. O exercício de se debruçar sobre nossas atividades cotidianas vai render muitos frutos”.

Fonte:  Assessoria