UFRN oferecerá especialização em preceptoria de saúde.

O Ministério da Saúde anunciou na última terça-feira, 27, uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para viabilizar o curso de especialização Lato Sensu em Preceptoria de Saúde nos hospitais vinculados à estatal. A pós-graduação terá carga horária de 360 horas, edital publicado ainda neste mês de abril e previsão de término para 2019.
Serão oferecidas 2.250 vagas para profissionais de saúde na modalidade semipresencial, com alguns módulos autoinstrucionais e acompanhamento pedagógico permanente no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Avasus). Nos dias 5 e 6 de março, foi realizada uma oficina, em Natal (RN), para discutir o conteúdo a ser aplicado no curso de pós-graduação. Agora, o conteúdo está sendo formatado para a finalização do projeto e divulgação dos critérios de inserção dos participantes.
Para a coordenadora de Formação Profissional da Rede Ebserh, Caroline Valero, que participou da oficina em Natal, o objetivo é qualificar a atuação dos preceptores dos hospitais da Rede Ebserh, pois são eles que acompanham os alunos durante as atividades práticas nos hospitais de ensino. “Queremos aprimorar a prática da preceptoria em seus aspectos pedagógicos, por meio de variadas atividades formativas, qualificando a formação em saúde”, pontuou a coordenadora.
Instituto Medicina Tropical
Em reunião que antecedeu a solenidade de lançamento da parceria, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, repetiu ao então Ministro da Saúde, Ricardo Barros, a importância do apoio ao Instituto de Medicina Tropical, haja vista a necessidade de contratualização do Sistema Único de Saúde pelo Município de Natal, além de recursos para aquisição de equipamentos para a unidade, avaliados em cerca de 11 milhões.