A base aliada do presidente Michel Temer segue resistindo a aprovar projetos prioritários do Palácio do Planalto, como a reoneração da folha de pagamento e a privatização da Eletrobras, mas o governo vai insistir na tentativa de votá-los até maio na Câmara dos Deputados, para mostrar que não está imobilizado diante da proximidade das eleições.

O tema foi pauta da conversa deste domingo (15) entre Temer e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no Palácio do Jaburu. Maia tem posição favorável aos dois projetos, mas avalia que, no caso da reoneração da folha de pagamento, a proposta do governo terá de sofrer modificações para ser aprovada. No caso da Eletrobras, ele apoia a medida, mas de novo reiterou a Temer que o Palácio do Planalto não pode atropelar o Congresso.

Segundo o blog do Valdo Cruz, na semana passada, o anúncio de que o governo iria editar o decreto que coloca a Eletrobras no Programa Nacional de Desestatização gerou atritos com o Legislativo. Deputados aliados criticaram a iniciativa por avaliar que isso deveria ocorrer somente depois de o Congresso aprovar os projetos que permitem a privatização da estatal.Temer avalia que o governo precisa demonstrar força no Congresso no final de abril e início de maio exatamente para mostrar que não estaria imobilizado nem isolado diante da proximidade da campanha eleitoral.O problema, na avaliação dos partidos governistas, é a baixa popularidade do presidente e de sua administração. Deputados e senadores já não estariam mais dispostos a se desgastar votando temas de interesse do Planalto, mas que sofreriam resistências de setores da sociedade