Mais uma iniciativa foi agregada ao Programa Hortas para o Ensino Fundamental da Ufersa. O projeto Hortas Escolares como Estratégia de Saúde da Família tem a proposta de articular diversas ações entre as escolas participantes e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Mossoró que estão vinculadas ao mesmo território.

O projeto é coordenado pela professora do curso de Medicina, Andrea Taborda Ribas da Cunha, e conta com a participação dos alunos do curso. O publico alvo do projeto são os alunos, pais, profissionais de saúde e idosos das áreas de abrangência das UBS da estratégia de Saúde da Família vinculadas aos territórios das escolas participantes do projeto. Com a integração das ações educação-saúde, se potencializam as atividades educativas, de socialização, promoção de hábitos de vida saudáveis.

Os bolsistas do curso de Medicina, que integram o projeto, já vêm desenvolvendo ações como forma de dar assistência à saúde nas regiões atendidas pelo Programa.  Entre os trabalhos, os alunos da Ufersa fizeram medições de peso e de altura das crianças para obter o Índice de Massa Corporal (IMC), que pode ser usado como forma de detectar obesidade ou sobrepeso.

Além disso, também foi apresentado um teatro de fantoche para alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Essa ideia visa facilitar a compressão e a importância de uma alimentação saudável. Os bolsistas de medicina também desenvolveram atividades dentro do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas CAPS AD III, promovendo uma ação denominada de Águas de Março, que teve como principal objetivo esclarecer sobre a utilização correta da água, por meio de rodas de conversas com os pacientes. O projeto pretende dar continuidade as ações desenvolvendo novas atividades.

 

Outra iniciativa do Programa desenvolvida nessa área da saúde é o cultivo de hortaliças e ervas medicinais na Escola Estadual Francisca Martins de Sousa, no Colégio Universo e no Centro de Assistência Psicossocial CAPS AD III. O objetivo é incentivar a alimentação saudável proporcionando uma melhoria na qualidade de vida dos participantes.

De acordo com o coordenador do Programa, Giorgio Mendes, essa iniciativa tem uma grande importância para a sociedade, no sentido de conscientizar as crianças sobre a necessidade de uma alimentação equilibrada e com os cuidados que é preciso ter com o meio ambiente. “O programa conta com um diferencial que é o envolvimento de professores, técnicos e alunos transferindo conhecimento para a sociedade por meio da universidade”, explicou. Desde que o projeto foi implantando, adotou-se uma política de alimentação saudável tanto aos alunos quantos aos funcionários, incentivando-os a não levarem alimentos industrializados para escola, mas sim os produzidos com ingredientes cultivados na própria horta da instituição de ensino.

O Programa Hortas para o Ensino Fundamental acontece há 4 anos e desde então tem levado conhecimento aos estudantes sobre as questões ambientais, empreendedorismo e bons hábitos alimentares.

Fonte: Assessoria