Dentro da programação da campanha do Maio Amarelo – Programa Vida no Trânsito, que acontece durante este mês em todo o país, a Ufersa vai promover nesta quinta, dia 10, uma capacitação para 450 agentes de saúde de Mossoró. A ação será no Auditório Amâncio Ramalho, no prédio da Reitoria, a partir das 9h.

O professor e pesquisador de mobilidade urbana, Eric Amaral Ferreira, do Centro de Engenharias, vai conduzir a capacitação. Ele explica que a ação será voltada aos agentes de saúde justamente porque os mesmos trabalham visitando os domicílios de Mossoró e podem disseminar uma conscientização maior para a população. Segundo o professor, Mossoró é a cidade potiguar que mais registra mortes no trânsito.

“Pra se ter uma ideia, Natal, 4 vezes maior que Mossoró, tem 60 mortes por ano no trânsito, Mossoró, com 300 mil habitantes, tem 65 mortes por ano e não consegue diminuir esse número. Hoje nós somos uma das cidades mais violentas do Brasil em relação ao trânsito e se faz necessária uma ação para reduzir esses índices de acidentes”, comentou o professor Éric Amaral.

O professor complementa a informação apontando os dados do Hospital Regional Tarcísio Maia onde mostra que 75% dos pacientes internados são vítimas de acidentes de trânsito.  “Gasta-se recursos da saúde no trânsito, então é preciso conscientizar a população para mudar esse quadro e uma das saídas é capacitar os agentes”, defendeu.

A capacitação do Maio Amarelo é uma realização da Ufersa em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, de Segurança Pública e de Mobilidade de Mossoró, e da Polícia Rodoviária Federal, do Detran e do Departamento de Polícia Rodoviária Estadual.