Caern inicia projeto piloto de telemetria em grandes consumidores de Mossoró.

Dez grandes consumidores de água na cidade de Mossoró receberam equipamentos do sistema remoto de medição de consumo. Eles agora poderão acompanhar seja por aplicativo de celular ou pelo computador seu consumo de água. O sistema de telemetria já existe em Natal e Grande Natal e oferece inúmeras vantagens para o cliente  e para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

A telemetria consiste na medição do consumo de água através de dados enviados via comunicação sem fio (rádio ou satélite) a uma central de controle.  Neste início do processo a maioria dos clientes atendidos em Mossoró são condomínios com consumos superiores a mil metros cúbicos de água por mês. Quem se enquadra neste perfil de consumo é denominado de cliente corporativo. Os equipamentos foram acoplados nos medidores em cada um dos pontos de entrada da água dos imóveis.

O setor de Grandes Clientes da Caern em Mossoró monitora remotamente o consumo destes clientes e observa se existem anormalidades. O sistema também informa via alertas caso ocorra algum problema no abastecimento. As vantagens do processo são de que em caso de vazamentos o problema seja detectado rapidamente. Além disto, os dados para a geração das contas são emitidos pelo sistema sem necessidade de que um funcionário da Companhia tenha que se deslocar até o local. A fatura mensal será acessada por meio do site que geram os dados do consumo ou na Loja Virtual da Caern no www.caern.com.br.

Os clientes, por exemplo, podem acompanhar os horários de maior consumo e a partir destes dados fazer o uso racional da água conforme suas necessidades.