Empresa de Mossoró é pioneira na utilização do gás natural canalizado para gerar energia elétrica.

 

Economia e sustentabilidade foram o foco do projeto inovador do Dia a Dia Super-Atacarejo, inaugurado essa semana em Mossoró. Para garantir esses dois pilares, de forma pioneira no Rio Grande do Norte, foi implantada no empreendimento a utilização de geradores movidos a gás natural para gerar energia para o estabelecimento que possui 17 mil m² de área. Além da economia e sustentabilidade, o gás natural canalizado é fornecido de forma contínua, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pela Companhia Potiguar de Gás (Potigás), sendo entregue no atacarejo diretamente pelo gasoduto, de forma a garantir que o estabelecimento não fique desabastecido.

“O segundo maior custo de um supermercado é a energia elétrica. Então pensamos em uma forma de gerar economia para garantir os preços mais baixos para os nossos clientes. Dessa forma, optamos pela utilização de geradores a gás natural porque além de ser mais barato, ainda agregamos a questão da sustentabilidade porque é um combustível mais limpo”, explica Júnior Rebouças, diretor do grupo Rebouças, proprietário do Dia a Dia Super-Atacarejo.

Inicialmente, os geradores irão funcionar diariamente no horário das 17h30 às 21h30, quando a tarifa da energia elétrica fica sete vezes mais cara do que em outros horários. “Com a utilização dos geradores já teremos uma economia significativa. Mais ainda com o uso do gás natural canalizado porque ele representa uma economia de 30% a 40% em relação ao óleo diesel, sem contar que não precisa ficar sendo reabastecido, correndo o risco de ficarmos sem combustível”, afirma o engenheiro eletricista Carlos Júlio.

Segundo o engenheiro Uberlândio Silva, responsável pela obra do Dia a Dia Super-Atacarejo, pela versatilidade do gás natural, o combustível também deverá ser utilizado futuramente em empilhadeiras, restaurante e no setor de panificação. “Também estudamos o uso dos geradores em outros horários para aumentar a economia”, destacou.

O presidente da Potigás, Beto Santos, afirma que a partir do pioneirismo do atacarejo, outros clientes de diversos segmentos também podem replicar o uso do gás natural canalizado para geração de energia elétrica. “O Dia a Dia Super-Atacarejo veio para mostrar os benefícios proporcionados pelo uso do gás natural canalizado, principalmente por ser mais barato. Como resultado, os empresários conseguem baixar os custos para oferecer produtos mais competitivos para seus clientes, contribuindo com o crescimento econômico do Rio Grande do Norte de forma sustentável”, afirma.

Fonte: Assessoria