UFRN celebra mais um ano de sucesso com a 2ª Semana de Jornalismo.

Por Ana Luiza Paz e Hilda Vasconcelos – ASCOM/Semana de Jornalismo A 2ª Semana de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reuniu nos dias 23, 24 e 25, estudantes, docentes e profissionais para discutir o tema: “Fake News e a Era da Pós Verdade”. Durante os três dias de evento, o Departamento de Comunicação (Decom) da universidade foi sede de diversas oficinas, mostras e mini-cursos voltados à temática. O destaque desse ano foi ficou por conta da participação da jornalista Cynara Menezes durante a conferência de abertura. A responsável pelo o do Blog Socialista Morena trouxe questões importantes sobre o panorama das chamadas “notícias falsas”.

Segundo ela, as “Fake News” existem desde que o homem existe, a fofoca cotidiana é o exemplo mais simples disso, mas com a chegada das redes sociais elas se transformaram em coisas gigantescas e de impacto negativo. A edição deste ano da Semana de Jornalismo contou também com mostras audiovisual, intervenções artísticas e sarau. A programação foi encerrada com mesa-redonda intitulada “Fake news e a Era da Pós-verdade” mediada pela professora Socorro Veloso, na qual participaram João Victor Leal (Agência Saiba Mais), Ricardo Araújo (Tribuna do Norte) e Eduardo Pellejero (UFRN).

Para Daniel Dantas Lemos, coordenador geral da Semana e professor do departamento, o balanço do evento é o melhor possível, apesar dos imprevistos causados em consequência dos protestos que reivindicam a baixa no valor dos combustíveis. Ainda segundo ele, muito da Semana de Jornalismo não seria possível sem a ação voluntária dos estudantes e docentes envolvidos. A equipe organizadora contou com um total de 68 colaboradores – divididos entre as equipes de assessoria, apoio técnico, fotografia e redes sociais – que trabalharam nos bastidores por semanas a fio para garantir a dinâmica e o sucesso do encontro. E com tanto empenho o saldo não podia ser diferente: a 2ª semana de Jornalismo da UFRN teve um total de 274 inscritos.

Durante os três dias do evento estima-se que 120 pessoas movimentaram o Decom prestigiando as oficinas, mini-cursos, apresentações e exposições. A 3ª edição ainda não tem data prevista, mas deve acontecer entre 2019 e 2020.

Fonte: Assessoria