A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, divulgou nesta terça os resultados da primeira e segunda etapas dos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o Pibid, e do Programa de Residência Pedagógica. Foram aprovadas 285 propostas para o Pibid e 245 propostas para a Residência Pedagógica.

A Ufersa participou dos editais e conseguiu a aprovação de 181 bolsas Pibid, das 264 solicitadas, e também a aprovação de 120 bolsas de Residência Pedagógica. No Rio Grande do Norte, ao todo, foram 1.335 bolsas aprovadas pelo Pibid para a Ufersa, UERN, UFRN e IFRN.

Segundo a Pró-Reitoria de Graduação, o resultado obtido com a aprovação das bolsas foi bem significativo para a Ufersa. Atualmente a Universidade possui aproximadamente 1.200 alunos vinculados aos 10 cursos de Licenciaturas (presenciais e EAD) oferecidos nos 4 campi. Com a divulgação dos editais, cerca de 25% desses estudantes serão contemplados com bolsas Pibid e Residência Pedagógica na Ufersa.

“Essa aprovação expressiva de 301 bolsas para as licenciaturas da Ufersa certamente contribuirá fortemente para a consolidação desses cursos. Temos hoje 10 licenciaturas e, na sua maioria, são cursos que iniciaram recentemente e ainda não possuem alunos formados. Estamos muito contentes com mais esse passo”, comemorou Rodrigo Codes, Pró-Reitor de Graduação da Ufersa.

Agora, as instituições habilitadas nesse resultado deverão apresentar o projeto institucional na terceira etapa da seleção.

SAIBA MAIS SOBRE O PIBID E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o Pibid estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada do docente. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Já o Programa de Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de instituição de educação superior. Além de assegurar a continuidade do Pibid, os editais propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura.

O programa Residência Pedagógica foi instituído em 2018 pela Portaria 38/2018. A finalidade da iniciativa é apoiar instituições de ensino superior na implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Fonte: Assessoria