Mossoró recebe Memorial Wilma de Faria a partir da próxima terça-feira.

O Memorial Itinerante Wilma de Faria chega a Mossoró a partir desta terça-feira (5). A abertura da exposição que resgata a história da ex-governadora do RN, será às 19 horas, no Memorial da Resistência, na Av. Rio Branco, corredor Cultural de Mossoró.

Entre os dias 6 e 7, respectivamente, quarta e quinta, a exposição segue com visitação gratuita das 8h às 18h. O Memorial Itinerante já passou pelas cidades de Caicó, São Paulo do Potengi, Macaíba, Pau dos Ferros, Macau, João Câmara e Assu.

Trajetória

Wilma de Faria nasceu em Mossoró. Foi graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição da qual também foi professora. Em 1986, Wilma foi eleita a primeira deputada federal do RN, cuja atuação recebeu nota 10 do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

Integrou o “lobby do batom”, uma luta pelos direitos das mulheres, durante o debate da Constituição Cidadã de 1988. Em 1988 tornou-se a primeira prefeita eleita de Natal, cidade que administraria por mais dois mandatos: 1996 e 2000. Em 2002, foi eleita a primeira mulher a governar o RN e se reelegeu em 2006.

Em 2012, foi eleita vice-prefeita de Natal. Presidiu o Partido Socialista Brasileiro (PSB) por 20 anos. Em 2016, assumiu a presidência do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) e se elegeu vereadora de Natal. Faleceu em 15 de junho do ano passado, em Natal, aos 72 anos.