Prefeitura do Natal e UFRN discutem ampliação de parcerias na área de tecnologia.

Com o objetivo de ampliar o conhecimento das atividades desenvolvidas no âmbito do Instituto Metrópole Digital (IMD) e tratar sobre a solidificação e ampliação de parcerias entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Prefeitura Municipal do Natal, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, recebeu na tarde desta quinta-feira, 07, o prefeito Álvaro Dias. Na ocasião, o gestor municipal conheceu as instalações do IMD, dentre as quais a estrutura do Supercomputador, bem como acompanhou uma explanação sobre os aspectos que permearam a ideia de construção do Parque Tecnológico de Natal.

Acompanhado dos vereadores Sueldo Medeiros e Robson Carvalho e dos secretários municipais Kleber Fernandes e Virgínia Ferreira, Álvaro Dias referiu-se aos projetos em andamento no IMD e ao investimento em tecnologia na cidade de Natal como uma das maneiras de superar um atraso histórico na nossa região. Ele salientou que o investimento em educação é essencial para promover o acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento.

Situando historicamente a existência do Instituto Metrópole Digital da UFRN, o professor e vice-diretor geral do Instituto Metrópole Digital, Adrião Duarte, colocou que a criação do IMD tem como pano de fundo a transformação de Natal em um polo tecnológico, com a instalação de empresas na área. Ele destacou as possibilidades de surgimento de novas empresas de tecnologia a partir da Inova Metrópole, incubadora de empresas dentro do IMD.

O Parque Tecnológico foi criado a partir de um projeto de lei que prevê incentivos fiscais para empresas que decidirem se instalar em alguma área do parque. Assim, o projeto prevê benefícios fiscais relativos a ISS, IPTU, ITIV e licença de localização. Atualmente, segundo a reitora Ângela Paiva, já existem 13 empresas credenciadas e aptas a integrar o projeto do Parque.

Fonte: Assessoria