UFRN se destaca em ranking de inovação do INPI

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está entre as 15 instituições a depositar mais registros de patentes de invenção e programas de computador em 2017 junto ao Instituto Nacional de Produção Industrial (INPI). O ranking foi divulgado no estudo “Indicadores de Propriedade Industrial 2018”, que coloca a UFRN em 11º lugar entre as depositantes de patentes de invenção, com o total de 30 pedidos, e na 15ª colocação entre as depositantes dos programas de computador, com 11 solicitações.

O estudo foi realizado pelo INPI, órgão responsável pela comprovação de autoria e ineditismo de inventos com aplicabilidade industrial. Para deter a propriedade intelectual de um invento, é necessário aguardar a concessão da carta-patente, por meio da qual é possível realizar o licenciamento para uso aplicado nas empresas interessadas. No caso das universidades, estas se tornam titulares das patentes e podem celebrar transferência de tecnologia mediante o recebimento de royalties, conforme a Lei de Inovação Tecnológica 10.973/2004.

Dos 188 pedidos de patentes de inovação depositados pela UFRN de 2004 a 2017 no INPI, já foram conquistadas quatro cartas-patentes. Entre os programas de computador, até 2017, houve 123 pedidos e 122 concessões.