PT de Fátima não quer coligação proporcional com PHS de Zenaide nem com PCdoB.

A senadora Fátima Bezerra (PT), pré-candidata ao Governo do Estado, bem como a deputada federal Zenaide Maia (PHS), pré-candidata ao Senado, passam a ter um problema para administrar.

O PT não aceita se coligar com o PHS, nem com o PCdoB na chapa proporcional. No caso do PCdoB, por exemplo, a aliança proporcional é uma condição para a aliança majoritária, podendo o partido indicar até o vice de Fátima na disputa pelo Executivo Estadual.

E o cenário do PCdoB poderá se transformar no mesmo para o PHS. A relação entre Fátima e Zenaide continua ótima, porém, o problema partidário – se não for resolvido – poderá criar dificuldades em torno da aliança das duas.

Em 2014, quando Fátima disputou o Senado fazendo uma dobradinha com Robinson Faria (PSD) para o Governo, o mesmo problema existiu por parte do PT, gerando várias divergências e ocorrências para a majoritária. Naquela eleição, a coligação proporcional de deputado estadual foi apenas PT / PT DO B / PC DO B. Já o PSD fez coligação com PP / PEN / PRTB / PTC.

Via Heitor Gregório