O TEMPO É ESCASSO:

O tempo é o único recurso que não se compra. Você pode contratar pessoas para fazer o que você queira, mas não consegue mais tempo para você. A quantidade de tempo que você tem disponível é constante todo o dia. Haverá um dia que essa quantidade não será mais usufruída.

A VELOCIDADE DO TEMPO É CONSTANTE:

O tempo passa pelas nossas vidas a base de 60 segundos por minuto. Este é o tempo que todos temos disponível a cada dia: 24 horas por dia.

O TEMPO NÃO ESPERA NINGUÉM:

Por mais que você peça para pessoas ou eventos esperarem, o tempo não espera, ele flui por entre os seus dedos durante todos os tempos de espera.

O TEMPO PASSA:

Você pode distribuir tarefas, mas não distribui tempo. Aquilo que pode esperar significa que terá atraso. Os seus concorrentes gostam disso. Ou a sua vida fica a espera. Você pode fazer passatempos, mas independentemente deles e, apesar deles, o tempo passa.

O TEMPO É INEXORÁVEL:

Não há nenhum controle sobre o tempo. Somente há a escolha de como você usa do tempo finito e desconhecido durante a sua vida. As suas escolhas, a cada segundo, definem como o tempo passa para você.

AS SUAS ESCOLHAS NÃO TÊM FIM:

O que se pode fazer? Não dá para fazer tudo o que se nos apresenta. É impossível, portanto temos que escolher. Uma escolha invalida as possibilidades das outras escolhas. O caminho escolhido deixa para trás a nossa história irrecuperável daquilo que poderia ter sido. Este é o preço que pagamos por cada escolha.

O QUE VOCÊ FAZ DEPENDE DAS SUAS ESCOLHAS:

A sua vida é uma sucessão de escolhas. A cada escolha você define o que você vai fazer, mesmo que seja ficar parado ou descansando.

AS SUAS ESCOLHAS DEFINEM QUEM VOCÊ É:

Você não é o que você pensa ser, você é aquilo que repetidamente faz. Todas as pessoas analisam você pelo que você faz. E o que você faz depende das suas escolhas.

AS SUAS ESCOLHAS DEFINEM A SUA REALIDADE:

Tudo o que temos para fazer na vida pode ser classificado de URGENTE ou IMPORTANTE. Se deixarmos o IMPORTANTE para depois, ele vira URGENTE. Fazer o IMPORTANTE ajuda a eliminar o URGENTE. Qual a sua escolha?

A URGÊNCIA AMARRA VOCÊ AO DIA A DIA:

Uma grande parte das pessoas fica amarrada ao que é URGENTE. Fazendo o que é URGENTE seu dia a dia fica tomado e você cria uma roda-viva da qual não vê saída. E como só dá tempo de fazer o URGENTE, o IMPORTANTE só vai ser resolvido quando for URGENTE. Instala-se o caos na sua vida.

A SUA AGENDA É SOMENTE UM REGISTRO DE INTENÇÕES:

A agenda nada mais é do que um registro do que precisa ser feito. Se o que precisa ser feito se acumula na agenda, como o dia tem um tempo limitado, resta a você:

1 – escolher, dentro do binômio URGENTE X IMPORTANTE, o que fazer, ou

2 – aumentar a sua força de trabalho:

– ou aumentando as suas horas de trabalho, ou

– contratando (ou arranjando) alguém para dividir a sua agenda.

DEDICAÇÃO INTEGRAL:

Quaisquer outras preocupações, curto e grosso, são meras preocupações, que só prejudicam aquilo que você deve estar INTEGRALMENTE executando. Ataque com FOCO um problema por vez. Respeite e ponha-se de corpo e alma, os horários de trabalho, de lazer, com a família, etc., sempre.

PRIORIZE DIARIAMENTE:

Na batalha entre o URGENTE e o IMPORTANTE, podendo, dê preferência ao IMPORTANTE. O URGENTE pode esperar até agora, delegue ou postergue mais uma vez o URGENTE e caia de cabeça no IMPORTANTE. Mantenha uma agenda diária mínima.

FOCO:

Mantenha sempre o FOCO. Não importa qual seja a sua escolha: URGENTE ou IMPORTANTE, a tarefa que você priorizar, abrace-a, coloque-se de corpo e alma nessa tarefa, e leve-a até o fim. Isto significa que você é senhor do seu tempo.

Você tem “CULPA POR FALTA DE TEMPO?”

APRENDA USAR O TEMPO PARA SEU BENEFÍCIO:

Lembre-se: há tempo para você, para o trabalho, para a família, para a diversão, para os amigos e para trabalhos sociais. Não se torne um escravo do tempo. Dome-o, investindo o seu tempo naquilo que você escolheu (priorizou). Aprenda a escolher diariamente o que fazer. Use a melhoria contínua, erre e aprenda com os acertos e os erros. Isto significa colocar o tempo como seu aliado.

O TEMPO PRESENTE:

E lembre-se: o tempo só permite você viver o presente, a verdadeira generosidade da colheita do futuro só é dada a quem vive a inteireza do presente.

O TEMPO:

O TEMPO e o URGENTE são medidos pelo RELÓGIO.

A DIREÇÃO:

A DIREÇÃO e a IMPORTÂNCIA são dadas pela BÚSSOLA.

Mais importante do que fazer o que tem para ser feito, bem feito e rápido, é fazer o que deve ser feito.

Você tem atraído novos clientes para a sua empresa?

Façamos uma semana como ela deve ser feita: com amor!

Por Carlos Alberto de Faria