Via  Correio Braziliense / Agência Estado

O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) participou neste domingo (29/7) do fórum Conhecer sobre ciência e tecnologia e comentou a declaração do ex-prefeito e coordenador do programa de governo do PT, Fernando Haddad, sobre as candidaturas de esquerda. Haddad disse mais cedo, no mesmo evento: “Se Lula fosse candidato eu, realmente, tenho dúvidas que Ciro, Boulos e Manuela tivessem colocado suas candidaturas. Com todo respeito, estariam todos ao redor do Lula”.

Ao ser questionado, Ciro rebateu: “Olhando pra trás, isso é fato. Eu apoiei o Lula ao longo dos últimos 16 anos – sem nunca faltar um único dia”, disse. “Mas nesse momento eu penso que o Brasil precisa sinalizar para o futuro”.

INJUSTIÇAS – Ciro continuou a falar sobre Lula: “Por mais injusta que seja a situação que o Lula se encontra, mais grave é a situação que se encontram 207 milhões de brasileiros, que precisam se vestir, comer…”

Ciro não esclareceu se realmente não disputaria o primeiro turno se Lula estivesse solto: “Isso significa o que acabei de dizer. Pode colocar entre aspas que fica bem significado”, disse. O candidato afirmou que não faria sentido refletir sobre isso apenas “para formar manchetes fictícias para os jornais”. Ele prosseguiu: “Eu sou candidato homologado pelo PDT, represento outros projetos, outros valores, outras ideias…”

PSB E MANUELA – Sobre alianças, Ciro disse que “deseja”, mas que respeita a decisão que o PSB tomar. Segundo ele, nos estados, o PSB já tirou resoluções favoráveis à sua candidatura. “O PSB do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraíba já tiraram resoluções ao nosso favor”.

Perguntado sobre se Manuela D’Avila (PCdoB) seria uma boa vice, Ciro disse que ela seria inclusive uma boa presidente. “Já disse para Manuela que o único defeito dela é a juventude”. Segundo ele, os sinais de juventude de Manuela estariam em seu “carisma exuberante”.