A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) irá iniciar nos próximos dias o tratamento de câncer através da braquiterapia, que é um tipo de radioterapia interna na qual um material radioativo é colocado dentro ou próximo ao órgão a ser tratado.

Para isso são utilizadas fontes radioativas específicas, pequenas e de diferentes formas por meio de guias denominadas cateteres ou sondas. “É uma espécie de robô, que transporta a fonte dele para área de tratamento, indo direto na lesão do paciente, proporcionando um tratamento mais localizado”, explica o Médico-Radioterapeuta, Dr. Jensen Fernandes.

Atualmente, com o desenvolvimento dos sistemas computadorizados, as fontes radioativas entram nesses cateteres, após sua colocação no paciente, controlados por um programa de computador no qual o físico calcula a dose de tratamento prescrita pelo radioterapeuta.

O equipamento que irá auxiliar nesse tratamento irá ficar no Hospital da Solidariedade (Unidade I), que é onde se concentram os atendimentos em radioterapia. “Trata-se de um equipamento caro, estávamos aguardando a fonte chegar para poder iniciar este tipo de tratamento, que com certeza irá ajudar e muito aos nossos pacientes”, destacou Sérgio Catardo, Diretor Administrativo da LMECC.

A previsão é de que o tratamento em braquiterapia seja iniciado no início do mês de agosto.