Primeiro de agosto de 2005. Há exatamente 13 anos, surgia à Universidade Federal Rural do Semi-Árido, fruto da transformação da antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM. A Ufersa integrou o projeto de expansão do ensino superior com os programas Expandi I e REUNI que culminou com a implantação de 14 novas universidades. A data representa um marco para a instituição que foi avaliada pelo Ministério da Educação como a 5ª melhor universidade federal do Norte e Nordeste, tendo obtido conceito quatro, numa escala onde o conceito máximo é cinco, no Índice Geral de Cursos – IGC. Seja nas Ciências Agrárias, Sociais e Aplicadas, Exatas e Naturais, Biológicas e da Saúde ou nas Engenharias, a Ufersa tem conseguido se projetar como importante instituição de formação profissional superior. A cada semestre cerca de 300 novos profissionais são lançados no mercado.

Para o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, a comunidade acadêmica tem muito do que se orgulhar da instituição que tem alcançado crescimento acelerado desde a transformação em Universidade, em 2005. “Acredito que essa transformação representa o maior projeto de inclusão social que possibilitou a interiorização do ensino superior, especialmente, para a nossa região que passou a contar com cursos de nível superior do sertão central até o oeste potiguar de forma gratuita e com qualidade”, afirma o reitor. O professor não tem dúvidas dos benefícios que a instituição proporciona para o desenvolvimento da região e do país.

Os avanços são significativos e não param de crescer projetando cada vez mais a Ufersa como importante instituição de ensino superior. Hoje, são 42 cursos de graduação e 17 cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo 14 mestrados e dois doutorados. Mais de 10 mil estudantes e mais de 1.300 servidores, entre professores e técnico-administrativos. Desde a transformação, a Ufersa tem acumulado muitas conquistas, como por exemplo, a expansão territorial para os municípios de Angicos, em 2008; Caraúbas, em 2010 e, Pau dos Ferros, em 2012. A ampliação e o aprimoramento da infraestrutura são visíveis nos quatro campi da Universidade. Além das oportunidades de ingresso no ensino superior com novos cursos.

Fonte: Assessoria