Nesta sexta-feira, 3 de agosto, a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) completa 21 anos de fundação. Criada em agosto de 1997, a entidade filantrópica oferece auxílio a pacientes de diversos municípios do Rio Grande do Norte, e até de estados vizinhos, que se deslocam ao polo do Oeste Potiguar para tratamento oncológico.

A instituição é composta por duas Casas de Apoio – Adulto e Infantojuvenil -, onde pacientes e acompanhantes ficam hospedados, com direito a todas as refeições diárias quando precisam estar em Mossoró em virtude do tratamento. Além disso, desde 2011, a entidade possui também um Núcleo localizado em Pau dos Ferros. Com essas unidades, a AAPCMR tem auxiliado inúmeras famílias na luta contra o câncer.

Meta para os próximos anos

Ana Clébea lembra que hoje, o maior desafio da Associação é conquistar a sede própria em Mossoró. Isso porque os imóveis onde as duas unidades funcionam não pertencem a entidade. “Ainda há muito a fazer, como a nossa sede própria”, destaca Ana Clébea Nogueira, ressaltando a importância de uma casa de apoio para atuação de uma equipe multidicisciplinar.

Segundo ela, o ideal é que seja um local que possa comportar, em ambientes específicos, o acolhimento ao paciente adulto e à criança e ao adolescente, respeitando as especificidades de cada faixa etária. “O objetivo principal da Associação hoje é construir a sede própria”, reforça.

Como ajudar

Todas as ações desenvolvidas pela instituição dependem de doações. Para colaborar, as pessoas podem realizar doações de gêneros alimentícios, material de limpeza, itens de cama, mesa e banho ou dedicar o próprio tempo, através do trabalho voluntário.

Os interessados também podem contribuir com doações financeiras, por meio do telemarketing da instituição, cujo número é o (84) 98899-5064, ou por meio de depósito bancário em nome da AAPCMR, no Banco do Brasil, Agência: 4687-6, Conta: 14.230-1.