A RedeTV! transmite nesta sexta-feira (17), às 22h, um debate entre candidatos à Presidência da República nas eleições 2018. O HuffPost Brasil fará a cobertura do debate, com live tweeting a partir das 21h de sexta.

Estão confirmados 8 candidatos: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSol), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).

Candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado, mas está impedido de participar. Preso desde abril, ele foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pela Operação Lava Jato. O PT entrou com uma liminar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo que Lula fosse autorizado a ir ao debate, mas o pedido foi negado nesta quinta-feira (16). “Carece esta Justiça especializada de atribuição constitucional e legal para intervir em ambiente carcerário”, escreveu o ministro Sérgio Banhos em sua decisão. Diante da situação, a RedeTV! vai deixar o púlpito do PT vazio. Segundo a emissora, o púlpito de “candidato ausente” já foi usado na eleição passada em outras situações.

Com a recusa do TSE, o PT deve dar entrada em uma nova ação, pedindo que Lula seja representado no debate por Fernando Haddad (PT), candidato a vice na chapa petista. “Possivelmente nós entraremos com outra ação judicial pedindo a presença de um representante”, disse Haddad em entrevista em frente à sede da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está preso, após visita ao ex-presidente.

O debate da RedeTV! terá 4 blocos e duração de 2 horas no total. A mediação será feita pelos jornalistas Mariana Godoy, Boris Casoy e Amanda Klein. Os candidatos responderão a perguntas feitas por eleitores – cada um responderá a uma pergunta específica, por meio de sorteio – e por jornalistas da emissora e da revista IstoÉ, parceira no debate. Também haverá confronto direto entre os candidatos.