Você já fez um Check-up Vascular? A oportunidade de ser atendido pelos melhores médicos angiologistas, cirurgiões vasculares e residentes da especialidade no Estado, é agora. Neste sábado (18), a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, regional Rio Grande do Norte – SBACV/RN promove o Check-up Vascular, no shopping Via Direta, a partir das 8h e é gratuito. Será feita distribuição de 800 senhas para atendimento à população.

Informações a respeito de doenças vasculares, como varizes, trombose venosa, estenose de carótida – principal causa de AVC; problemas de circulação no geral, formas de prevenção e tratamento, orientação quanto aos sinais e sintomas estão entre as atividades da campanha, tudo em estrutura montada com tendas de apoio.

Check-up Vascular

O Check-up Vascular consiste em uma consulta médica com o propósito de trabalhar na prevenção, detectando características que indiquem situações de risco no que se refere ao acometimento cardiovascular. Além do histórico do paciente e dos exames físicos, o angiologista ou cirurgião vascular, notando a necessidade, pode solicitar exames de sangue ou imagens para melhor diagnosticar e direcionar o tratamento.

Identificar fatores de riscos para doenças que incluem o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, hipertensão, as amputações e os aneurismas – que consistem em dilatações localizadas das artérias de qualquer parte do corpo -, é de grande valia para promover saúde e prevenir agravantes ou fatalidades.

Medidas preventivas como: parar de fumar, reduzir estresse, adotar uma dieta equilibrada com menos gordura, sal e açúcar, evitar bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos regularmente são algumas das principais precauções.