Por Letícia Sander – O Globo

Os candidatos estavam claramente mais soltos ontem, no debate da RedeTV! do que na semana passada, no encontro da Band. Tiveram mais facilidade para respeitar o cronômetro e ficaram razoavelmente dentro dos assuntos propostos. O formato também era menos engessado. No primeiro bloco os candidatos tiveram a chance de um confronto direto: eram chamados ao centro do palco, onde ficavam frente a frente.

O debate já se aproximava do fim quando Marina Silva (Rede) tirou Jair Bolsonaro (PSL) do sério. Não foi por planejamento ou estratégia. O líder das pesquisas nos cenários sem Lula vinha sendo poupado no debate quando numa pergunta sobre porte de armas, praticamente mandou a candidata da Rede se calar.

Tirando o embate com Marina, Bolsonaro não foi trazido ao centro dos ataques. Mesmo com a campanha em curso, os adversários parecem ainda não saber lidar com o candidato.

Marina vinha apagada, pouco acionada pelos adversários. Mas aproveitou a deixa para imprimir publicamente no adversário a pecha de intolerante que, longe dos embates deste gênero, frequentemente lhe é imputado.

Um dia depois de o IBGE mostrar que faltam trabalho e perspectiva a 27 milhões de brasileiros, o desemprego foi o grande tema. Apareceu na fala de praticamente todos os candidatos. A dúvida é se o eleitor conseguiu fixar na cabeça uma ideia de como combater o problema.

Na primeira parte do debate, houve mais discordâncias do que propriamente confrontos. Ciro e Alckmin concordaram sobre a criação de um imposto único sobre consumo; Bolsonaro e Cabo Daciolo fizeram um jogral com críticas a aborto e liberação das drogas; Marina e Álvaro Dias fizeram uma tabelinha para falar contra corrupção.

Praticamente ignorado na Band, Lula virou tema. O debate começou com um anúncio de que o púlpito vazio reservado ao petista havia sido retirado.

Henrique Meirelles foi um dos que votaram para retirar o púlpito de Lula, mas tentou pegar carona na popularidade do ex-presidente logo na primeira resposta, ao citar que foi presidente do Banco Central durante seus dois governos: “Criamos dez milhões de empregos”.