Incubadora de empresas do IMD abre seleção para novo programa de apoio a empreendedores.

Inscrições para três modalidades de ingresso na Inova Metrópole já podem ser feitas. Uma ideia na cabeça e uma incubadora de empresas à disposição. Essa é a proposta da nova modalidade de edital da Inova Metrópole, que está com inscrições abertas até o próximo dia 14 de setembro, voltadas para empreeendedores em potencial que tenham um projeto de produto ou serviço inovador na área de Tecnologia da Informação, mesmo que ainda não tenha desenvolvido um protótipo.

Os empreendedores que ingressarem por meio desse edital na Inova, incubadora de empresas do Instituto Metrópole Digital (IMD), irão fazer parte do Programa Acelera Inova. Mas outros dois editais também estão com inscrições abertas, um deles para voltado para a pré-incubação de empresas e outro para a incubação.

Acelera

O Acelera Inova tem o objetivo de realizar a capacitação dos empreendedores selecionados. Essa espécie de treinamento terá duração de seis meses e será voltada para que se consiga transformar um projeto com potencial de virar um negócio em um protótipo viável comercialmente.

“Esse programa é destinado para qualquer pessoa que tenha uma ideia inovadora em Tecnologia da Informação. Então, essa pessoa para e pensa: ‘Será que isso pode virar um bom negócio? Eu não sei por onde começar, quem é o meu cliente, não sei como criar um produto dessa minha ideia’”, explica a gerente executiva da Inova, Iris Pimenta, traçando o perfil desse futuro empreendedor.

Ainda de acordo com ela, ao participar o Acelera Inova, o interessado “vai aprender a como validar sua ideia, a entrar em contato com o cliente e criar um protótipo para começar a ser testado como solução para a necessidade desse cliente”.

Vão ser ofertadas 15 vagas por meio do Acelera Inova, dispostas em dois ciclos de inscrições: o primeiro será de 15 de agosto a 14 de setembro de 2018, e o segundo, de 15 de setembro de 2018 a 25 de março de 2019. O valor da taxa de inscrição é de 75 reais.

Outros editais

Os outros dois editais lançados pela Inova Metrópole são para a pré-incubação e a incubação de empresas. O primeiro caso é para empreendedores que ainda não possuem empresas formalizadas, mas que têm um protótipo funcional com potencial. Se selecionados, eles passam a receber apoio da incubadora para o seu desenvolvimento.

O período para inscrições é contínuo e não há um número de vagas pré-definido. As propostas aprovadas no processo serão admitidas em quantidade determinada pela equipe de gestão da incubadora, de acordo com sua capacidade física. O valor para inscrição é de R$ 75,00 e seu pagamento condiciona a confirmação da inscrição.

Já a última etapa do sistema da Inova é a incubação. Por meio desse vínculo, a incubadora apoia empresas formalizadas que possuam um produto ou serviço inovador na área de Tecnologia da Informação e que já esteja sendo comercializado. O objetivo desse programa é ajudar a empresa a fortalecer seus processos e acelerar seu crescimento, de forma que possa se posicionar no mercado e manter-se nele.

O período para inscrições, nesse último caso, também é contínuo e não há número de vagas pré-definido. O valor a ser pago é de 100 reais e as propostas aprovadas no processo seletivo serão admitidas em quantidade definida pela equipe de gestão da incubadora, de acordo com sua capacidade física.

Acesso

O acesso aos editais para os três tipos de seleções pode ser feito por meio do site da Inova Metrópole, por meio do seguinte endereço eletrônico: https://inova.imd.ufrn.br/parque/inova/editais. Os resultados desses processos seletivos também serão divulgados na página da incubadora, conforme as condições e datas estabelecidas em cada um dos editais.