Segundo informações repassadas ao Blog Barriguda News, de Alexandria-RN, pelo pesquisador George Veras, o presidenciável João Amoêdo (NOVO) tem origens familiares nas terras alexandrienses.

Noticia que a mãe de João Amoêdo é Maria Elisa Filgueira Barreto, filha de Ciro Barreto de Paiva (falecido aos 98 anos em 27 de junho de 2010). Ciro era filho do Desembargador Horácio Barreto de Paiva Cavalcanti, nascido no Sítio Curral Velho (Alexandria) em 1871 e falecido em Natal em 1967.

Origem potiguar comprovada

Segundo o Blog Contexto Livre, João Dionísio Filgueira Barreto, João Amoêdo, 55, é engenheiro e administrador de empresas, nascido no Rio de Janeiro. Suas origens são realmente potiguares, de clãs tradicionais da República Velha e segunda metade do século passado.

Ele é filho de Armando Rocha Amoêdo, médico radiologista pediátrico e funcionário público federal, do Pará, radicado no Rio de Janeiro e de Maria Elisa Souto Filgueira Barreto Amoêdo, família citada nas conexões plutocráticas do Panama Papers e das principais oligarquias políticas familiares do Rio Grande do Norte.

O casamento de Armando Amoedo e de Maria Elisa foi no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, em 1961, tendo o ex-presidente e senador Juscelino Kubitschek de Oliveira e sua esposa, como padrinhos da noiva. João Amoêdo é neto materno de Ciro Barreto de Paiva, advogado, grande empresário nos ramos da hotelaria, construção civil e investimentos no RN e no RJ e de Maria Luíza Souto Filgueira Barreto.

Ciro Barreto também foi funcionário público e começou a sua escalada quando foi presidente da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Públicos no Rio Grande do Norte.

Política e Justiça

Ciro Barreto de Paiva era filho do desembargador Horácio Barreto de Paiva Cavalcanti (de Alexandria), presidente do Tribunal de Justiça do RN (TJRN) e de Ubaldina Diógenes Barreto, neto do coronel João Bernardino de Paiva Cavalcanti, deputado estadual e de Inácia de Albuquerque Barreto de Paiva, das mais antigas oligarquias familiares do Nordeste.

O candidato presidencial João Dionísio Filgueira Barreto Amoêdo é bisneto (o pai da avó materna) do também desembargador João Dionísio Filgueira, de quem herda o nome, ex-presidente do tribunal de Justiça do RN, ex-deputado estadual, vice-governador do RN. Assumiu o governo várias vezes e de Eliza Souto, ambos também das antigas oligarquias políticas da região.
Os irmãos da mãe, tios maternos, todos importantes na política regional: Luiz Sérgio Souto Filgueira Barreto foi presidente da Companhia integrada de Desenvolvimento Agropecuário (CIDA) e casou com Aldanira Ramalho Pereira, filha do Governador do RN, Radir Pereira.

Álvaro Alberto Souto Filgueira Barreto foi presidente da Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, suplente do senador Agripino Maia (DEM). Depois, na Companhia Hipotecária Brasileira.

Elias Antonio Souto Filgueira Barreto casou com Luciana Pessoa Queiroz, da família do ex-presidente da República Velha, Epitácio Pessoa.

Via Blog Carlos Santos