O Globo

A decisão do PRTB de fazer uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possibilidade de o general da reserva Antônio Hamilton Mourão substituir Jair Bolsonaro em debates na televisão ampliou a divisão na campanha do PSL. O movimento irritou a cúpula da sigla e um dos filhos do presidenciável, Flávio, afirmou que qualquer atitude sobre esse tema precisa passar pelo candidato, que está hospitalizado em São Paulo após ter sofrido um atentado há uma semana em Juiz de Fora (MG).

— O momento é de ter calma, não pode se afobar. Meu pai está se recuperando ainda. A prioridade é essa. É uma decisão (sobre o debate) que cabe exclusivamente a ele (Bolsonaro). Qualquer decisão importante como essa tem que passar pelo Jair. Ele é o capitão e todos nós temos que seguir. Se ele entender que vai o Mourão, vai o Mourão; se entender que eu vou, eu vou; se ele entender que ninguém vai, ninguém vai. Mas não é o momento disso ainda — disse Flávio ao GLOBO.

SEM LEGITIMIDADE – Na terça-feira, o general Mourão disse que seu partido vai consultar o TSE sobre a possibilidade de que ele, como vice, represente o cabeça da chapa nesse tipo de evento.

Mas o presidente do PSL Gustavo Bebiano,  principal articulador da campanha, também rechaçou a iniciativa do partido coligado. Ele afirmou que o PRTB não tem legitimidade para consultar o TSE sobre essa possibilidade. Bebianno enfatizou que Bolsonaro, hospitalizado há uma semana após levar uma facada, segue vivo e no comando da campanha.

– Qualquer coisa neste sentido (de substituição de Bolsonaro nos debates) deve ser conversado primeiro pelo PSL. Quem dá a palavra final chama-se Jair Bolsonaro, afinal de contas está vivo e é o nosso chefe, nosso líder – afirmou Bebianno ao Globo.

NOVA OPERAÇÃO – Bolsonaro sofreu nova operação no Hospital Albert Einstein, nesta quarta-feira e não tem previsão de alta. Desde de o ataque a Bolsonaro, há uma disputa interna entre militares e políticos aliados do presidenciável sobre os rumos da campanha. Enquanto o primeiro grupo defende que o general Mourão assuma os compromissos do cabeça da chapa, o segundo quer que o vice siga apenas participando de encontros com empresários, produtores rurais e pequenos grupos de eleitores, como ele já vinha fazendo.

O entendimento é que Bolsonaro é “insubstituível” e deverá fazer campanha de dentro do hospital, gravando vídeos aos eleitores assim que o seu quadro de saúde permitir.

– O PRTB não tem legitimidade jurídica para fazer esse questionamento – reafirmou Bebianno.

CONSULTA AO TSE – Em nota enviada à imprensa na tarde desta quarta-feira, o PRTB reafirmou que fará a consulta ao TSE e que a informação poderia ser solicitada por qualquer cidadão. Porém, disse que a decisão final será tomada “em conjunto pela coligação PRTB/PSL.”

Nesta quarta-feira, Mourão chegou ao Paraná para cumprir uma série de compromissos deste tipo em cidades como Cascavel e Londrina. Na sexta, o militar viaja para Manaus, no Amazonas.

– Tenho o maior apreço, o maior respeito pelo general Mourão. Identifico nele uma liderança de nível nacional e ele pode contar comigo como um soldado para qualquer missão. Tenho certeza que essa suposta iniciativa, em fazer essa consulta (para participar dos debates), não parte do general Mourão – minimizou Bebianno.

PANCADA EM CIRO – O presidente do PSL também respondeu às declarações do candidato Ciro Gomes (PDT) sobre Bolsonaro, a sabatina promovida pelos jornais O Globo, “Valor Econômico” e a revista “Época.” Na entrevista, Ciro afirmou que “Bolsonaro nunca administrou uma mercearia” e que, caso o adversário seja eleito, deixará a política.

– Ciro Gomes é um frouxo, um fanfarrão, que enche a boca para falar dos outros pelas costas e não tem nem 1% da estatura de Jair Bolsonaro. Para abrir a boca para falar de Jair Bolsonaro ele tem que se colocar de joelhos e se reduzir à insignificância dele.