Detran terá programação voltada a Semana Nacional de Trânsito.

 

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) definiu nesta sexta-feira (15) a programação das atividades educativas que vão ser desenvolvidas durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontece de 18 a 25 deste mês. Neste ano, o tema determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é “Nós Somos o Trânsito” e vem com o objetivo de alertar condutores, ciclistas, passageiros e pedestres sobre a responsabilidade de cada um na formação de um tráfego seguro.

A partir da próxima terça-feira (18), o Detran inicia as atividades de fortalecimento da Semana Nacional de Trânsito no Estado com blitzen educativas na Avenida Engenheiro Roberto Freire (19); Via Costeira (21) e na Ponte Newton Navarro (22), em Natal. As blitzen educativas também serão levadas para a cidade de Parnamirim e palestras em escolas públicas estaduais e em empresas vão acontecer nos municípios de Natal, Mossoró, Santa Cruz, Caicó e Currais Novos.

No sábado (22), a programação contempla ainda um passeio ciclístico organizado pelo Projeto Vida no Trânsito (PVT). Todas as ações vão utilizar o teatro pedagógico do Detran em escolas públicas e nas palestras voltadas a conscientização de adolescentes e jovens em idade de portar sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O diretor geral do Detran, Eduardo Machado, ressaltou a importância da Semana Nacional do Trânsito pelo foco do fortalecimento da educação e da conscientização da sociedade ao respeito a legislação de tráfego e a vida. “A educação é o elemento formador do cidadão, e dessa maneira temos consciência que a tão almejada mudança no trânsito vem por meio dessa formação, que esclarece e leva responsabilidade social para cada integrante do trânsito”, argumentou.

Além do trabalho educativo, o Detran vai intensificar as ações de fiscalização de trânsito por meio da Operação Lei Seca e da Subcoordenadoria de Fiscalização do Órgão. “Estaremos levando informação e conscientização ao condutor, porém paralelo as ações educativas, as medidas de repressão ao condutor que insiste em desrespeitar as normas estarão sendo aplicadas pelas equipes de fiscalização do Detran”, concluiu o diretor.

A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.

Fonte: Assessoria