Em uma semana o eleitor potiguar estará indo as urnas para escolher seus representantes. Três nomes são competitivos para o Governo do Rio Grande do Norte: Robinson Faria (PSD), Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo Alves (PDT). Se a petista não vencer no primeiro turno provavelmente enfrentará o ex-prefeito de Natal em uma nova etapa eleitoral.

Seja quem for o eleito não receberá maioria na Assembleia Legislativa. O Blog do Barreto faz as projeções de desempenho das coligações com base em consultas com membros das coligações e estudiosos da política local.

São 24 vagas em disputa.

A coligação Trabalho e Superação liderada pelo governador Robinson Faria deverá eleger entre 11 e 12 deputados estaduais. O grupo do governador se dividiu em dois grupos: um com candidatos dos partidos PROS, PR, PSDB, PSB e PSD e outro com Avante e PRB. Ainda tem uma terceira com nome de Avança RN que reúne PMB, PRP, PTC e PPS. Já a coligação de Carlos Eduardo Alves, 100% RN, caminha para eleger entre 4 e 5 parlamentares.

O grupo de Fátima Bezerra, coligação do Lado Certo, deve eleger três deputados, com chances de fazer uma quarta cadeira. A coligação Renova RN, de Breno Queiroga (SD), se dividiu em dois grupos: um com Solidariedade e PV e outro com Patriotas, PPL, PSL e Democracia Cristã. Há chances de eleger três parlamentares na Assembleia. Em voo solo, mas organizado como nunca no Rio Grande do Norte, o PSOL tem pela primeira vez a chance de eleger um deputado no Rio Grande do Norte.

Nas coligações para deputado estadual alguns nomes despontam como favoritos para conquistar uma das 24 vagas na Assembleia Legislativa.

Coligações ligadas a Robinson Faria (PSD)

Trabalho e Superação II

Albert Dickson (PROS), Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), George Soares (PR), Gustavo Carvalho (PSDB), Ivan Junior (PSD), Jacó Jácome (PSD), Jorge do Rosário (PR), Galeno Torquato (PSD), Larissa Rosado (PSDB), Tomba Farias (PSDB), Márcia Maia (PSDB), Raimundo Fernandes (PSDB), Gustavo Costa (PSD), Ricardo Motta (PSB), Terezinha Maia (PR) e Vivaldo Costa (PSD). Projeção: 10 ou 11 eleitos

Trabalho e Superação III

Dr. Bernardo (AVANTE), Bispo Francisco de Assis (PRB), e Kleber Rodrigues (AVANTE). Projeção: um eleito.

Avança RN

Eudiane Macedo (PTC), Delegado Peixoto (PMB) e Ubaldo Fernandes (PTC). Projeção: pode fazer um.

Coligação de Carlos Eduardo Alves

Coligação 100% RN

Adjuto Dias (MDB), Getúlio Rego (DEM), Hermano Morais (MDB), Nelter Queiroz (MDB) e Nina Souza (PDT). Projeção: faz 4 ou cinco.

Coligação de Fátima Bezerra

Coligação do Lado Certo

Carlos Augusto Maia (PC do B), Isolda Dantas (PT), Francisco do PT (PT), Maurício Marques (PHS), e Souza (PHS).

Coligações de Brenno Queiroga

Renova RN II

Subtenente Eliabe (SD), Kelps Lima (SD) e Klaus Araújo (SD).

Renona RN III

Coronel Azevedo (PSL), Cristiane Dantas (PPL) e Luiz Gomes (PATRI). Projeção: as duas coligações podem somar dois ou três deputados.

PSOL do candidato ao Governo Carlos Alberto Medeiros

Maurício Gurgel (PSOL), Professor Luiz Carlos (PSOL), Sandro Pimentel (PSOL), Salomão Gurgel (PSOL) e Robério Paulino (PSOL). Projeção: faz um.