Marcos Lima de Freitas assume Presidência do CREMERN e defende valorização dos médicos e da Medicina.

O médico Marcos Lima de Freitas, 54 anos, tomou posse no cargo de presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grade do Norte (CREMERN), em cerimônia realizada na noite dessa segunda-feira (01), na sede do Conselho, em Natal. Em seu primeiro discurso a frente da Autarquia já como presidente reempossado, Dr. Marcos Lima de Freitas agradeceu a todo corpo de conselheiros e aos colaboradores do CREMERN, relembrou sua trajetória nos últimos anos enquanto presidente da entidade, função em que teve a oportunidade de participar das mudanças realizadas em virtude da classe médica para cumprir a profissão prestando um bom serviço para a sociedade. A nova diretoria cumprirá mandato no quinquênio 2018/2023.

Entre as propostas futuras apresentadas pelo presidente, estão: A defesa da medicina utilizando as prerrogativas do Conselho na busca pela boa prática profissional através de melhores condições de trabalho e valorização da classe médica; Defesa da medicina regulamentando as práticas juntamente com suas especialidades; Defesa da medicina com a união de esforços juntamente com as entidades médicas; Defesa da medicina cobrando publicamente financiamentos para a saúde pública, entre outras propostas.

Neurologista e pós-graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de especialista em Neurologia e Neurofisiologia Clínica, Marcos Lima de Freitas presidiu o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) de dezembro de 2014 a 30 de setembro de 2018 e foi 1º vice-presidente entre 2011 e 2014.

Para o presidente, o exercício da Medicina exige compromissos éticos em um único pressuposto, o da cidadania em tempo integral em sua total dimensão da qualidade e no mais elevado patamar da consciência. “Tenho o maior respeito e amor pela minha profissão. O Conselho me trouxe muitos ensinamentos. Tive muitas experiências difíceis durante minha gestão, com a perda do meu pai e uma irmã, mais também agradáveis, como foi receber os jovens médicos aqui no Conselho depois de um ato de protesto e também visitar os leitos de UTIs implantados em Currais Novos, Caicó e Pau dos Ferros, depois de uma Ação Civil Pública instaurada pelo Conselho para garantir mais assistência no interior do Estado”, declarou.

A solenidade deu posse à nova diretoria, composta pelo Presidente Marcos Lima de Freitas, 1º Vice-presidente Dr. Marcos Antônio T. Jácome da Costa Britto, 2º Vice-presidente Dr. Francisco de Almeida Braga, 3º Vice-presidente Dr. André Luiz Pinto Soares, Secretário Geral Dr. Élio José da Silva Barreto, 1ª Secretária Dra. Maria Cristina Monte Pereira de Macedo, 2º Secretário Dr. Jeancarlo Fernandes Cavalcante, 1º Tesoureiro Dr. Mozar Dias de Almeida, 2º Tesoureiro Dr. Júlio César Cavalcante da Rocha, Corregedor Dr. Francisco Edênio Rego Costa e Corregedor Adjunto Dr. Armando Otávio Vilar de Araújo. Também foram empossados o corpo de Conselheiros eleitos em chapa única na última eleição realizada em agosto passado. Ao todo foram 40 Conselheiros empossados.

O evento contou com a presença dos representantes das entidades médicas do Estado, Dr. Francisco das Chagas, vice-presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Dr. Marcelo Matos Cascudo, Presidente da Associação Médica do RN – AMRN e da Cooperativa Médica do RN – COOPMED/RN, Dr. Maciel de Oliveira Matias, Presidente da Academia de Medicina do RN e o Secretário Municipal de Saúde de Natal, George Antunes.