Chamada pública para compra de gás é prorrogada.

 

As distribuidoras de gás natural do Nordeste decidiram ampliar o prazo para recebimento das propostas dentro da Chamada Pública Coordenada para aquisição de gás natural. Os interessados em suprir as empresas com o insumo agora têm até 31 de janeiro de 2019 para participar da seleção. Além da Companhia Potiguar de Gás (Potigás), a iniciativa reúne as distribuidoras de Alagoas (Algás), Bahia (Bahiagás), Ceará (Cegás), Paraíba (PBGás), Pernambuco (Copergás) e Sergipe (Sergás). Inicialmente, o prazo iria até 08 de novembro de 2018.

A prorrogação se deve ao lançamento, pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), da Tomada Pública de Contribuições, que tem como objetivo buscar medidas para incentivar a concorrência no setor de gás. Além disso, a ANP também anunciou cronograma de chamada pública para contratação da capacidade de transporte no Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol). As distribuidoras de gás natural buscam uma alternativa de suprimento em virtude do reposicionamento estratégico da Petrobras de desinvestimentos em ativos e saída do mercado de distribuição de gás natural.

O edital da chamada pública lançado pela Potigás visa o recebimento de propostas para aquisição de 450 mil metros cúbicos por dia de gás natural. O edital e os documentos anexos, incluindo o termo de referência além de perguntas frequentes e respostas, estão disponíveis no site da empresa: http://www.potigas.com.br/ chamada-publica. As propostas devem ser encaminhadas através do email: chamadapublicagn@potigas.com. br.

Qualquer produtor nacional ou internacional, importador ou agente comercializador pode participar. Pelas regras do processo, será responsabilidade do ofertante, na negociação, garantir a entrega de gás no ponto de entrega da concessionária, o que exigirá negociações com potenciais terceiros para acesso a terminais de regaseificação e outras infraestruturas.