Via Thaisa Galvão

Confira o despacho do TSE:

O despacho do Tribunal Superior Eleitoral, que saiu há pouco, deve garantir a reeleição ao deputado federal Beto Rosado (PP) e tirar o mandato do até agora deputado federal eleito, Fernando Mineiro (PT). Mineiro teve a eleição anunciada.

Beto, anunciado como derrotado, levou em consideração que, se contados os votos do candidato a deputado federal Kerinho (PDT), que passavam de 8 mil, mas não foram computados, vez que sua candidatura estava indeferida, mas aguardando recurso, a coligação à qual ele fez parte, passaria a ter mais votos do que a coligação que elegeu dois candidatos do PT: Natalia Bonavides e Fernando Mineiro. Com os votos de Kerinho, a coligação PDT/PP/MDB/DEM/Podemos, que elegeu apenas Walter Alves, elegeria também Beto Rosado.

Já a coligação PT/PHS/PCdoB, só elegeria Natalia. Mineiro não.

O jurídico da coligação pela qual foram candidatos Beto e Kerinho, entrou com ação pedindo para o TSE fazer a leitura do arquivo individual de Kerinho, que o TSE entendeu que faltavam documentos para o registro de candidatura, daí o indeferimento. Por ter certeza que os documentos foram todos anexados, Kerinho recorreu.

E o TSE, no despacho de hoje, abriu o arquivo e revelou que a documentação estava anexada. Só não tinha sido lida…por um problema técnico.

Mineiro acionou a justiça também, pedindo para o TSE não abrir o arquivo. Mas o pedido foi negado já que o arquivo foi aberto.

Revelado que os documentos estavam anexados, resta o TSE determinar a contagem dos votos de Kerinho, o que deverá ocorrer na próxima semana.

Caso os votos sejam contados, quem toma posse como deputado federal é Beto Rosado, e não Mineiro.