Natal segue com 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos até próxima semana.

Com programação gratuita até o dia 30, Mostra acontece no IFRN Cidade Alta, Arena das Dunas e UFRN.

A 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos continua com programação até o dia 30 de novembro na capital potiguar sob o tema “A Declaração Universal dos Direitos Humanos”, que completa 70 anos em 2018. Nesta sexta-feira (23) tem programa com debates e exibição de filmes no IFRN Cidade Alta e também na Arena das Dunas. O evento é gratuito, aborda as mais diversas temáticas que envolvem os direitos humanos e faz homenagem ao ator Milton Gonçalves. A mostra é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM).

Amanhã (23), quem conduz o debate no IFRN Cidade Alta, às 9h, é Alex Mib, colaborador do jornal A Verdade, o qual divulga história das lutas populares e suas lideranças, destacando o resgate da memória dos que tombaram na luta contra a ditadura. Na Arena das Dunas tem programação das 9h às 14h.

Já na próxima semana, a partir do dia 27 ao dia 30, tem Mostra Cinema e Direitos Humanos no LabCom da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN com sessões de debate e mostras. No dia 28, às 19h, o debate será com Michelle Ferret – jornalista e poeta – em torno do filme Rainha Diaba; dia 29, às 14h, com Juliska Azevedo – jornalista – no tema “Direito a liberdade de expressão e Direito a Saúde” e, no dia 30, às 16h, o debate “O que é isso companheiro?”, com o consultor de empresas e advogado, Semio Timeni.

Durante todo o evento serão exibidos 40 filmes, divididos em quatro mostras: Temática, Panorama, Mostrinha – dedicada ao público infanto-juvenil, e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves, homenageado e um dos mais prolíficos artistas do país. Presente nas telas e palcos desde a década de 50, Milton participou da história da televisão, do teatro e do cinema brasileiros. Sua versatilidade dramática e talento venceram as barreiras que são comumente impostas aos artistas negros no país.

Os filmes abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente.  Para permitir a acessibilidade, todas as sessões contam com closed caption, e em sessões selecionadas haverá áudio descrição e Libras. Os espaços onde ocorrem as exibições também possuem estrutura acessível para receber os diferentes públicos, além de contar com a programação em Braille para consulta.

O evento conta com a M.A.P.A como produtora local que é o responsável pela exibição dos filmes e promoção de debates após as sessões. Para agendar sua instituição você deve enviar um e-mail para mcdh.natal@gmail.com com as seguintes informações: nome da escola/instituição, número de alunos, título do filme, data, hora e local e contato do responsável. Ou acessar o formulário de agendamento: https://goo.gl/forms/csN9yHKZpuaMBSew1. Você receberá um e-mail de confirmação do agendamento. Mais informações: (84) 99600-6072 | 2010-5980.